Por Pe. José de Lima Torres, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 26 MAR 2019 - 14H32

Hallel: Missão e Vocação

De 15 a 17 de maio deste ano, participamos da terceira edição do “Hallel Aparecida”, que aconteceu no Santuário Nacional. É o maior evento de música católica da América Latina voltado para a juventude. Hallel, em Aramaico, significa “cântico de louvor a Deus”. O objetivo do evento é oferecer aos jovens a oportunidade para louvar a Deus através da música. É também um momento de formação e evangelização que aproxima a juventude da Igreja e alimenta a sua fé. O Hallel começou em Franca e se espalhou por outras cidades do Brasil como Fortaleza, Londrina, São Carlos, e outras.

Foto de: Thamara Gomes

Hallel Aparecida 2015 - Módulo Missão e Vocação

Música e formação no módulo Missão e Vocação.

Com a presença de grandes bandas e de músicos de pequenas comunidades, o Hallel funciona em módulos temáticos, com estrutura tal que oferece aos visitantes atividades formativas e musicais sobre diversos assuntos. Neste ano, ficou sob a responsabilidade do Secretariado Vocacional Redentorista o módulo “Missão e Vocação”. Entendendo ser uma boa oportunidade de atuação da promoção vocacional, convidamos outras Congregações Religiosas para divulgar a riqueza dos diversos carismas e refletir sobre o chamado que Deus.

Foram 12 horas de atividades com diversos temas: Vida Consagrada, política, namoro, oração, vocação, cultura do descartável e matrimônio. Além dos temas, tivemos algumas atividades inovadoras: o “Terço Vocacional”, organizado pelo “Grupo de Jovens Anchieta” (Taubaté), a gincana “Jovem evangelizando Jovem”, organizado pela Juventude Missionária Redentorista (JUMIRE) e o “Flash Mob Vocacional” preparado pelos Redentoristas e a Comunidade Shalom.

“Lançar as redes” foi um dos principais objetivos deste projeto no Hallel. A juventude é uma seara que necessita ser cultivada, cuidada, conservada. Dela, virá o sangue novo para alimentar e dar vida nova aos projetos de nossos carismas. Despertar vocações não se faz como no passado, pois a cultura mudou, mudaram as “redes”, os lagos, os “peixes” e o alimento que os nutrem. E tudo isso fez mudar o jeito de pescar.

Hallel Aparecida I Módulo Missão e Vocação

Quaisquer espaços podem tornar-se oportunidades para provocar no coração dos jovens os questionamentos sobre as realidades essenciais para a vida e jogar as redes. Isso se faz quando interagimos com criatividade e acessamos o conteúdo do seu coração. Se confiamos e pedimos ao “Senhor da Messe”, certamente Ele cumprirá sua palavra e trará para nossas redes muitos e bons frutos.

O módulo “Missão e Vocação” tornou-se um espaço de semeadura, de animado testemunho vocacional e celebração da vocação. Homens e mulheres anunciavam sua alegria de consagradas e consagrados; foi um espaço fecundo de “pro-vocação”. De fato, vivemos um momento de profundo canto de louvor ao Senhor, um Hallel pelo chamado que Ele nos fez.

Pe. José de Lima Torres, CSsR
para a Cartinha do Seminário Redentorista Santo Afonso

Clique aqui para conferir outras fotos do Hallel - Módulo Missáo e Vocação.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José de Lima Torres, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...