Santo Afonso meditou longamente o mistério de Jesus Menino. Sua Novena de Natal foi escrita em 1758. Para ele, meditar o mistério do Natal é meditar na revelação do verdadeiro rosto de Deus.

"A gruta está aberta, sem guardas e sem portas; assim cada um pode entrar à vontade, em qualquer tempo, para ver este pequenino Rei, falar-lhe e até abraçá-lo, ao gosto de seu amor e de seus desejos. Entrai então!"

Santo Afonso Maria de Ligório

Novena de Natal

1º dia - 15 de dezembro

Com Santo Afonso, rezemos o Natal!

Eu te estabeleci para luz das nações. (Is 49,6)

Reflexão: Enviando-nos seu Filho como Redentor e Mediador de paz entre Ele e os homens, Deus Pai obrigou-se, de certo modo, a perdoar-nos e a amar-nos.

Súplica: Agradeço-vos, Pai eterno, por me terdes dado vosso Filho. Meu Salvador, se sois todo meu, sabei que sou todo vosso.

Oração à Maria: Maria, minha Mãe, guardai-me sob vossa proteção. Já não quero ser meu, quero ser todo do meu Senhor.

:: Santo Afonso e o Natal

2º dia - 16 de dezembro

Com Santo Afonso, rezemos o Natal!

Não queremos hóstia nem oblação; mas me formastes um corpo. (Hb 10,5)

Reflexão: Tudo quanto Jesus Cristo teria de sofrer durante sua vida e na sua paixão, pairou ante o seu espírito desde o seio de sua Mãe, e Ele o aceitou com amor.

Súplica: Que posso fazer sem a vossa graça? Só posso pedir que me ajudeis, e mesmo essa oração é um efeito da vossa graça.

Oração à Maria: Santíssima Virgem Maria, recomendai-me a vosso divino Filho. Considerai que sou uma das ovelhas pelas quais vosso Filho deu a vida.

:: O presépio de Santo Afonso

3º dia - 17 de dezembro

Com Santo Afonso, rezemos o Natal!

Nasceu-nos um Menino e foi-nos dado um Filho. (Is 9,3)

Reflexão: O Filho de Deus se fez pequeno para nos fazer grandes; deu-se a nós, a fim de que nos déssemos a Ele.

Súplica: Se no passado eu não vos amei, no futuro não quero fazer outra coisa senão amar-vos. Vós vos destes todo a mim; eu vos consagro toda a minha vontade.

Oração à Maria: Maria, minha Rainha, não cesseis de interceder por mim; obtende-me a perseverança, vós que sois a Mãe da perseverança.

4º dia - 18 de dezembro

Com Santo Afonso, rezemos o Natal!

A minha dor está sempre ante os meus olhos. (Sl 37,18)

Reflexão: Essa cruel tristeza que Jesus provou no jardim das Oliveiras, ele a suportou continuamente desde o primeiro momento de sua existência no seio de Maria.

Súplica: Meu Redentor, perdoai-me, meu Jesus, perdoai-me; quero corrigir-me e quero amar-vos de hoje em diante.

Oração à Maria: Ó Maria, minha querida Mãe, socorrei-me: vós é que me tendes obtido todas as graças que tenho alcançado de Deus; eu vos agradeço.

5º dia - 19 de dezembro

Com Santo Afonso, rezemos o Natal!

Foi oferecido porque ele mesmo quis. (Is 53,7)

Reflexão: Jesus aceitou tudo, começando desde então a sofrer todas as angústias e dores que devia suportar no decorrer de sua vida.

Súplica: Ajudai-me por piedade, pelo mérito de tantas penas suportadas por ti desde a vossa infância.

Oração à Maria: Ó Maria, Mãe de misericórdia, não cesseis de interceder por mim. Sabeis quanto confio em vós, e eu sei que não abandonais quem a vós recorre.

6º dia - 20 de dezembro

Com Santo Afonso, rezemos o Natal!

Tornei-me como um homem sem socorro. (Sl 87,5)

Reflexão: Jesus era inocente, mas se oferecera para pagar as nossas dívidas e expiar as nossas iniquidades.

Súplica: Os vossos sofrimentos e a vossa morte serão o objeto contínuo dos meus pensamentos; me lembrarão sem cessar o amor que tens por mim.

Oração à Maria: Ajudai-me, minha Mãe, eu vos peço pela graça e honra de Jesus Cristo, que veio habitar nove meses em vós.

7º dia - 21 de dezembro

Com Santo Afonso, rezemos o Natal!

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. (Jo 1,11)

Reflexão: Esse amável Menino, que do céu veio sofrer e morrer por nós para obter o nosso amor, não merece tal ingratidão.

Súplica: Vinde, pois, meu Jesus, não quero mais rejeitá-lo; vinde habitar no meu pobre coração.

Oração à Maria: Minha Rainha e minha Mãe, ajudai-me e pedi a Jesus por mim: fazei com que eu seja grato para com esse Deus que tanto me tem amado.

:: Ouça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso

8º dia - 22 de dezembro

Com Santo Afonso, rezemos o Natal!

A graça de Deus nosso Salvador apareceu. (Tt 2,11)

Reflexão: A luz veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à luz. Não o conheceram e não o conhecem, porque não querem conhecê-lo.

Súplica: Ingrato, fui um dos que não o conheceram, porque não quis conhecer-vos; só pensei em satisfazer-me, desprezando vossa graça e vosso amor./p>

Oração à Maria: Maria, minha querida Mãe, recomendai-me a vosso divino Filho. Dizei a Ele que sou vosso servo e que pus em vós a minha esperança; ele vos ouve e nada vos recusa.

9º dia - 23 de dezembro

Com Santo Afonso, rezemos o Natal!

José foi também... para se recensear juntamente com sua esposa Maria, que estava grávida. (Lc 2,4)

Reflexão: Unamo-nos a Maria e a José, e acompanhemos com eles o Rei do céu, que vai nascer num estábulo e fazer sua primeira aparição no mundo como uma criança, e como a criança mais pobre e abandonada.

Súplica: Vejo convosco José e Maria que vos leva em seu seio; ó meu Jesus, permita que me una a eles para vos seguir.

Oração à Maria: Santíssima Virgem Maria, venho fazer-vos companhia em vossa viagem a Belém; e vós, minha Mãe, não cesseis de ajudar-me na viagem que farei à eternidade.

NATAL - 25 de dezembro

Com Santo Afonso, rezemos o Natal!

Anuncio-vos uma grande alegria; nasceu-vos hoje um Salvador. (Lc 2,10)

Nesta noite nasceu Jesus Cristo, e nasceu por vós, a fim de vos livrar da morte eterna e de vos abrir o céu, vossa pátria. Que a sua encarnação que se fez tão pobre e tão frágil, por amor, nos comova e nos faça seguir os seus passos.

Feliz Natal! 

Veja também!

    Boleto

    Reportar erro!

    Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

    Por Redação, em Redentoristas

    Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.