Por Vânia de Cássia Galvão Martins Em Obras Sociais

Projeto de Horta e Educação Ambiental CASPS

 Projeto de Horta e Educação Ambiental CASPS

Projeto de Horta e Educação Ambiental CASPS

Ao inserir o projeto horta e educação ambiental no CAS (Centro de Assistência Social Perpetuo Socorro) pode-se abordar e abranger diferentes conteúdos sobre o meio ambiente, resgatando valores, desenvolvendo habilidades e promovendo hábitos sustentáveis e saudáveis para todos os envolvidos.

O objetivo das oficinas de horta é proporcionar a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, o cuidado com as plantas e o respeito com a natureza. Através das oficinas trabalhados os valores éticos, morais e sociais, despertando nos usuários os valores existentes no seu íntimo, iniciando um processo de transformação da realidade social a qual vivenciam A fim de desenvolver de modo integrado a consciência da responsabilidade para com o meio ambiente.

Através da empresa Trilha Educar que atua no desenvolvimento de diversos projetos e programas de Educação Ambiental, os biólogos Camila de Oliveira e Herivelton Carlos Caldas Moreira vivenciaram juntos aos usuários de modo integrado alguns aspectos como: intelectual, emocional, social, espiritual e físico ao longo do ano. Resgatando o respeito e admiração pela natureza, juntos trabalhando para a construção de um mundo melhor.

Em 2016 a oficina de horta e educação ambiental foi inserida na instituição, como resultado os usuários apreenderam a plantar, transplantar mudas, regar, preparar o solo, remover pragas, colher, reconhecer diferentes cultivares, bem como a nutrição e adubação necessárias. Assim podendo multiplicar o saber em suas casas com a família. Ainda no que tange aos benefícios desse processo, a formação de uma horta altera sensivelmente a relação das pessoas com os ambientes naturais e urbanos, pois estimula a construção dos princípios de sustentabilidade, e valorização dos recursos naturais.

Mas a horta não é somente o trabalhar biopedagogico, mas principalmente o cultivo da amizade, solidariedade, amor, acolhida e respeito pelo próximo, em suas mais diferentes formas de vida. Gratidão pela oportunidade de realizar este trabalho junto à esta bela instituição.

Camila de Oliveira (bióloga e educadora ambiental)

Herivelton Carlos Caldas Moreira (biólogo e educador ambiental)

Vânia de Cássia Galvão Martins

Coordenadora

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vânia de Cássia Galvão Martins, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...