Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias

Testemunho Vocacional: Rômulo Santos

Aquele que vive de acordo com o que crê e confia nos planos de Deus permanece firme mesmo nos momentos difíceis. Assim, o jovem Rômulo Santos segue firme em sua caminhada na formação redentorista.

 

romulo_santos

Nascido em Mogi Guaçu-SP e criado em Ipuiuna-MG, Rômulo ingressou no Seminário Santo Afonso aos 15 anos, em 2009. Hoje, está na etapa do pré-noviciado, cursando o último ano de filosofia. Conheça melhor a história de vida e a vocação de Rômulo Santos.

1- Como conheceu os missionários redentoristas?

Conheci os redentoristas através da revista Campanha dos Devotos. Minha avó, há anos, faz parte desta família e em uma tarde em sua casa decidi dar uma olhadinha na revista, onde encontrei o endereço do Secretariado Vocacional, e decidi escrever.

2- Como você percebeu que tinha vocação para a vida religiosa?

Foto de: arquivo pessoal

Romulo

Rômulo na formatura companheiros
de caminhada, Rimar e Jonas.

A minha vocação nasceu no berço de minha família que sempre rezou pelas vocações, sempre aprendi com eles os valores cristãos e a importância de uma resposta generosa de amor a Deus, bem como a participação na Paróquia de Santa Quitéria e São João Batista, em Ipuiuna-MG, onde pude dar meus primeiros passos na caminhada de igreja, como coroinha. Assim foi brotando em mim esse desejo de ser um missionário redentorista como padre. A minha vocação nasceu na comunidade.

3- O que é preciso para ouvir o chamado de Deus?

É preciso estar atento para ouvir com maturidade e atenção a Deus que nos chama, é preciso rezar, participar da vida fraterna em comunidade. Precisamos ter coragem para deixar tudo, Deus conta com cada um de nós para continuar a sua obra redentora no mundo, assim é preciso ser vigilante ao seu chamado e generoso na resposta de amor.

4- O que lhe fez ter a coragem de procurar os missionários redentoristas para iniciar um contato vocacional?

A coragem despertou naquele momento em que li o convite, "Venha ser um Missionário Redentorista", no meu coração não nascia outro sentimento a não ser a vontade de escrever minha carta o mais rápido possível, e ao entrar em contato com os Redentoristas encontrei uma acolhida carinhosa, pessoas felizes e realizadas nesta missão deixado por Afonso. Me encantou a simplicidade e amor de cada redentorista por sua vocação, a vida em comum, a disponibilidade e o zelo apostólico.

Foto de: arquivo pessoal

Romulo Santos

Rômulo e demais formandos da Congregação Redentorista na Romaria Redentorista, realizada em 2014.

 

5- Quais os desafios deste percurso?

Todos nós quando estamos abertos ao discernimento vocacional, naturalmente surgem alguns desafios, onde devemos enfrentà-los com muita oração e maturidade. Diante disso foram inúmeros desafios durante esse anos de discernimento vocacional. A distância da família e dos amigos. E também os desafios da formação algumas vezes, o conviver com o diferente, aquele não conhecemos, os desafios da cidade grande, no caso de Campinas-SP. O mundo também em que vivemos nos coloca em diversos questionamentos, dúvidas e outras oportunidades, assim é preciso sempre contar com a Graça de Deus, a acolhida dos irmãos e a maturidade vocacional para superar os desafios deste percurso.

6- Que mensagem você deixaria para os jovens que estão no processo de discernimento vocacional?

 

A minha vocação nasceu na comunidade.

Jovem, chegue até nós, se aproxime! Vale a Pena deixar tudo para ganhar tudo! Vale a pena ser redentorista! Vale a pena gastar todos os dias de nossas vidas pela copiosa redenção. Não tenha medo, saiba que Deus quer contar com você! Venha ser feliz, somando forças conosco para juntos continuarmos a missão do redentor.

Foto de: arquivo pessoal

romulo_1

Formandos da Congregação do Santíssimo Redentor no Santuário Nacional de Aparecida.

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...