Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias

Vida Religiosa: testemunho da ternura de Deus

Quando pensamos na palavra “Testemunho” nos deparamos com alguns sinônimos muito significativos para a compreensão do nosso tema sobre a Vida Religiosa Consagrada. Quando digo testemunho, estou dizendo também ‘assisto’, ‘vejo’, ‘noto’, ‘observo’. Verbos que implicam uma ação sempre presente.

A Igreja, atenta aos sinais dos tempos, interpretando-os à luz do evangelho sempre tem procurado manifestar a bondade, a misericórdia, a ternura de Deus que se concretiza em meio à humanidade, de modo peculiar entre os mais sofridos.

Foto de: Thamara Gomes

Vocação Religiosa

Vocação religiosa: dádiva de Deus. 

Em meio a tantos chamados, as vocações têm o seu princípio e fim em Deus. Pensando o caminho do ser humano dentro do desígnio de Deus, nos deparamos com as chamadas vocações específicas, dentre elas a Vocação Religiosa, que nasce do encontro pessoal com Deus e desenvolve-se através de uma relação íntima com Ele, que leva a pessoa a comprometer-se através de uma aliança de amor, entrelaçando a própria vida à d’Ele em um contínuo doar-se.

A Vida Consagrada é a explosão dessa ternura sempre presente de Jesus no meio do mundo. Jesus continua vendo, ouvindo, agindo através desses homens e mulheres que abraçam, tocam, beijam, embalam, afagam, ouvem, ensinam, alimentam, curam e regeneram a humanidade de todo tempo e lugar; de todas as raças e línguas, de todo povo e nação. O (a) Religioso (a) traz em si a ternura de Deus que é fruto da experiência de quem se sentiu alcançado pelo amor e abraçado pela misericórdia divina.

Vocação Religiosa

A vida Religiosa torna-se uma vida de entrega total a Deus, a serviço dos irmãos, pois a vida só tem sentido quando doada na gratuidade e na alegria.

O (a) Religioso (a) é uma voz profética que anuncia, denuncia, promove, incentiva, acolhe, solidariza, sustenta e colabora para que o bem seja propagado, tendo um cuidado amoroso e terno por toda criação.

Testemunhas de um Deus operante, a Vida Consagrada é dom de Deus para a criação, para a humanidade, para a Igreja, para todo cristão. Tão frágil e tão forte, tão pecadora e tão misericordiosa; segue em frente Vida Consagrada, Ternura de um Deus Presente!

Ir. Helenice Maria Ferreira de Souza
Pequena Missionária Eucarística

Leia mais: Conheça algumas Congregações Religiosas e saiba mais sobre vocação
 
                 Atração de jovens pela vida religiosa é destaque em jornal americano

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...