Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 15 OUT 2018 - 12H08

Reunião no CAS Perpétuo Socorro aborda tema relacionado às drogas e família

Colaboradores do CAS Perpétuo Socorro se reuniram para discutir o tema da prevenção às drogas e o impacto causado nas famílias. Tal foco foi dado tendo em vista a preocupação e o aumento do número de crianças e adolescentes atendidos que relatam sobre a problemática e também pelo acesso às drogas nos bairros, no seio familiar e entre amigos (os quais fazem ou já fizeram uso), também no sentido de pertencimento em grupos, meio de criar uma renda fácil, entre outros, e, através desse fato, pensar e concretizar ações focadas no trabalho realizado no CAS.

Primeiramente, houve a recepção dos colaboradores ao som da música “Cara de Família – Pe. Fábio de Melo”, introduzindo-se o tema principal da reunião “Família Contemporânea e seus desafios” e em sequência foi passado o vídeo “Profissão Repórter – Jovens e seus pais vivem drama da dependência química”, a fim de dar um norte aos textos que seriam trabalhados posteriormente em subgrupos. O vídeo apresentado evidenciava cenas fortes de crianças e adolescentes em uso de drogas e como a família aparecia neste contexto: seja de forma positiva ou negativa. Após, foi dividido os colaboradores em três grupos e distribuídos diferentes textos, os quais abordavam tais temas:

1- A importância da família na prevenção do uso de drogas entre crianças e adolescentes – o papel materno;

2- Dependência química na adolescência – Família como Fator de Risco ou Proteção;

3- Trabalho Social com famílias na Política de Assistência Social – elementos para sua reconstrução em bases críticas.

Foi solicitado de cada grupo para que realizassem a leitura, discutissem e posteriormente apresentassem aos demais os levantamentos feitos. Um dos grupos apresentou através de cartaz e os demais através de pontuações/discussões dos levantamentos, todos agregando um ao outro sobre este assunto tão presente na sociedade, que tem crescido principalmente entre as crianças e adolescentes, os quais são as vítimas deste sistema.

A fim de propor uma reflexão sobre as escolhas da vida e os resultados desta, foi apresentado o vídeo “ O futuro que criamos para nós mesmos”, relembrando neste momento a reflexão feita pelo Pe. Mauro no encontro de Colaboradores em Aparecida/SP sobre a necessidade de retomar a nossa missão todos os dias e através desta, estimular os usuários a sonhar e acreditar em si mesmos.

Para finalizar o tema, foi deixado uma caixa de BIS em uma cesta com a frase “Você consegue comer apenas um?”, com objetivo de fazer alusão ao uso e abuso de drogas de uma forma concreta e demonstrar que a dependência não é contentável, que é uma doença, a qual necessita de apoio profissional e familiar.

Lívia Dominato Boaventura

Assistente Social – CAS Perpétuo Socorro


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...