Por Academia Marial Em Notícias

Academia Marial realiza a 26ª Assembleia de Associados

A Academia Marial realizou a 26ª Assembleia de Associados, no último 10 de dezembro.  Pe. Valdivino Guimarães, diretor da AMA, conduziu uma jornada de palestras e plenária com os 42 associados presentes. A abertura foi feita com a Celebração Eucarística presidida pelo Reitor do Santuário Nacional, Pe. João Batista, CSsR, concelebrada por Mons. Rafael Capelato, Pe. Luiz Claudio Azevedo de Medonça, Pe. Valdivino Guimarães e Pe. Luiz Carlos  de Freitas.

Às 10 hs teve início a palestra tema da Assembleia, "Iconografia Bizantina - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro", com o Mons. Rafael Capelato, Cura da Catedral de Campinas e Vigário Geral, Doutor em História e Bens Culturais da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nossa Senhora Perpetuo SocorroNa palestra, Mons. Rafael introduziu com o conceito de Iconografia, explicando que todo ícone tem sua raiz nas Sagradas Escrituras, escrito por um iconógrafo que decodifica a mensagem divina em formas e cores. "Num primeiro contato, algo nos toca pelo sentido, a beleza, as formas... Muitos olham a obra e muitos aspectos ficam desapercebidos".  Por isso é importante também a Iconologia, que expressa o significado da mensagem. Depois de um breve passeio pela história dos Iconografia, finalizou com o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecido também como ícone da "Profecia da Paixão", explicando detalhes e respondendo a perguntas da platéia.

Dom Raymundo Damasceno, Presidente da Academia Marial e Adminstrador Apostólico de Aparecida, fez uma apreciação da palestra e agradeceu a colaboração do Mons. Rafael.

Após o almoço, Pe. Valdivino conduziu a plenária fazendo um balanço das atividades de 2016 e apresentou os novos desafios para 2017: Curso de Pós gradução, Retiro, Viagem, XI Congresso Mariológico e I Interncional, além dos Cafés Mariológicos. 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...