Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 15 OUT 2018 - 15H18

Milhares de fiéis celebram Dia da Padroeira em Aparecida

Devotos lotaram Basílica de Nossa Senhora durante celebrações que aconteceram ao longo do dia


Júlio Oliveira
Júlio Oliveira
Peregrinos deixaram complexo do Santuário Nacional repleto no dia 12 de outubro

Cerca de 160 mil peregrinos passaram pelo Santuário Nacional neste dia 12 de outubro. O grande público foi motivado pelas comemorações em honra à Padroeira do Brasil, que movimentaram a programação do dia.

A principal celebração da data aconteceu ás 9h e reuniu milhares de peregrinos na Basílica Nacional. Ao fim da celebração, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, foi divulgado o tema da Festa da Padroeira do próximo ano: “Com Maria, escolhidos e enviados em missão”.

“Com este tema, queremos nos unir ao Sínodo da Amazônia que vai acontecer no próximo ano no Vaticano. É uma forma de demonstrarmos nossa unidade com a Igreja em todo o mundo que se volta para nosso continente para refletir sobre os desafios da região amazônica”, explica o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

Como forma de motivação das reflexões sobre o Sínodo, o bispo de Óbidos (PA), presenteou o Santuário Nacional com a Cruz Missionária, abençoada pelo Papa Francisco. O símbolo foi entronizado ao fim da missa e abriu os trabalhos em preparação para a Festa de 2019, que no próximo ano se unirá ao Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo pontífice para outubro do próximo ano.

Balanço positivo – A última celebração do dia, às 16h30, encerrou a programação litúrgica iniciada no dia 3. Neste ano, ao contrário das outras edições, as celebrações foram marcadas pela participação popular.

“Diferentemente dos outros anos, desta vez os leigos puderam carregar o andor de Nossa Senhora, rezaram juntos e cantaram aqueles cânticos que já são tão conhecidos do nosso povo devoto. Acredito que superamos nossas expectativas na questão do envolvimento do povo”, ressaltou o reitor.

Números da Festa – Além da maratona de missas, outros momentos envolveram os devotos em oração. O principal deles foi a Procissão Solene, que atraiu mais de 20 mil peregrinos nas vias de Aparecida. Cantando e rezando atrás do andor de rosas brancas que conduzia a Imagem da Padroeira, os fiéis manifestaram publicamente sua fé, levando uma multidão pelas ruas.

Outros milhares caminharam pela Via Dutra e por outras rodovias para chegar à Aparecida. Neste ano, o Santuário disponibilizou uma Tenda para os peregrinos que se dirigiram ao maior templo mariano do mundo a pé ou de bicicleta. A acolhida aos romeiros no espaço será realizada por voluntários até o próximo domingo (14). Todo o trabalho é realizado por voluntários.

Movimentação intensa deve continuar – A expectativa do Santuário é que o número de romeiros continue alto durante o fim de semana. O maior templo mariano do mundo espera acolher cerca de 170 mil fiéis entre o sábado e o domingo.

A programação de missas não será alterada durante o fim de semana. O destaque, entretanto, fica para a inauguração do Caminho do Rosário, novo espaço oracional em Aparecida. A abertura oficial do espaço acontece no domingo com missa e procissão às 7h30.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.