Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 25 OUT 2017 - 12H23

300 anos da Mãe Aparecida é celebrado com muitas homenagens

Daniele Souza
Daniele Souza
Procissão Solene no dia 12 de outubro pela ruas da cidade de Aparecida (SP).

Os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida mobilizou o Brasil e as comunidades brasileiras pelo mundo, em celebrações especiais de várias espécies, que homenagearam e comemoraram o tricentenário do encontro da imagem.

A Mãe Aparecida foi enredo de escola de samba, tema de exposições e esculturas, reportagens especiais e documentários, motivou procissões e coroações nas diversas arquidioceses, paróquias e comunidades que levam o seu nome, além de muitas outras manifestações da devoção do povo brasileiro.

Veja algumas dessas homenagens realizadas pelos 300 anos de Aparecida:

Em Mogi Mirim (SP) uma exposição homenageou Nossa Senhora Aparecida com cerca de 40 fotos do fotógrafo Emerson Araújo. A mostra nasceu de um agradecimento do fotógrafo, por uma graça alcançada pela intercessão da Mãe Aparecida.

"A exposição foi idealizada para agradecer pela cura de minha filha Anna Júlia, que depois de 12 dias na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), teve uma rápida recuperação”, explica Emerson.

Carol Beatriz
Carol Beatriz
Fotógrafo Emerson Araújo e sua família na abertura da Exposição.

********

A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Cuiabá (MT) teve a iniciativa de mandar produzir uma réplica do monumento dedicado a Senhora Aparecida, para instalar no jardim em frente a igreja. A réplica faz referência aos monumentos inaugurados no Santuário Nacional e nos Jardins do Vaticano.

Arquivo Paróquia
Arquivo Paróquia
Monumento dos 300 anos sendo preparado para inauguração na praça da Paróquia.

********

A devoção a Nossa Senhora Aparecida é vivida com muito fervor pela comunidade católica dos brasileiros que residem no Japão. Na única igreja dedicada a Mãe Aparecida no país, a Festa Jubilar foi celebrada no segundo domingo de outubro com levantamento de mastro, procissão, coroação, oração do rosário, luau mariano entre outras ações.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Devotos rezam diante da imagem de Aparecida em igreja da Diocese de Saitama.

********

Nos Estados Unidos, as comunidades brasileiras do sul, como Flórida, Georgia e Carolinas comemoraram os 300 anos de Aparecida com celebrações festivas, confraternizações, semanas marianas, tríduo, entre outras iniciativas.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Devotos recebem a imagem de Nossa Senhora Aparecida para peregrinação em suas casas.

********

A empresa de Ônibus Pássaro Marron escolheu dois veículos da frota para homenagear Nossa Senhora Aparecida no mês de outubro, pelos seus 300 anos de Bênçãos. Os dois ônibus estão circulando pelas linhas Guará/São Paulo.

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro
Os ônibus receberam uma benção no Santuário Nacional.

********

Dentro das comemorações dos 300 anos, a catedral de São Pedro em Roma homenageou a Mãe Aparecida com um cântico dedicado a ela em uma celebração especial. O Coral Unicanto de Londrina participou da celebração e entregou ao reverendíssimo Pe. Wendel Perre uma imagem de Aparecida, enviada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.


O Coral Unicanto de Londrina entrega imagem de Aparecida na catedral de São Pedro em Roma.

********

No Nordeste, os 300 anos de Aparecida foi homenageado na quadrilha no mês de junho, durante as tradicionais festas de São João. O grupo Santa Fé com 178 integrantes, foi o campeão do grupo especial em Maceió, com o enredo.

Reprodução
Reprodução
Grupo de quadrilha Santa Fé apresenta homenagem pelos 300 anos em Maceió.

********

Na cidade de Santos em São Paulo um monumento de Nossa Senhora Aparecida foi inauguração em homenagem aos 300 anos. A obra foi instalada na Praça Nossa Senhora Aparecida para celebrar também, os 80 anos da Paróquia que leva o nome da Padroeira do Brasil.

Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
Praça Nossa Senhora Aparecida em Santos recebe monumento em homenagem aos 300 anos.

********

Nossa Senhora Aparecida foi celebrada também pela Assembleia Legislativa do Paraná. Uma sessão solene foi dedicada a homenagear a Padroeira do Brasil pelos seus 300 anos.

Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa do Paraná faz homenagem aos 300 anos de Aparecida.

********

Considerada a segunda maior celebração do Brasil em homenagem a Padroeira dos Brasileiros, a Arquidiocese de Nossa Senhora Aparecida em Passo Fundo no estado do Rio Grande do Sul, realiza a 37 anos uma romaria de sete quilômetros, arrastando uma multidão pelas ruas reunindo cerca de 150 mil romeiros.

Reprodução
Reprodução
Romaria percorre sete quilômetros, reunindo cerca de 150 romeiros.


3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...