Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 14 SET 2018 - 14H42

Cruz do Nada: Presença de Cristo Ressuscitado no Santuário

Você já observou com atenção a Cruz localizada acima do Altar Central do Santuário de Aparecida?

A Cruz do Nada como é chamada, é sinal da presença do Cristo ressuscitado no meio de nós.

Uma curiosidade sobre essa obra de arte é que se os romeiros se posicionarem no corredor nas laterais do Altar, perceberão que a cruz desaparece, remetendo o devoto à reflexão da passagem bíblica que diz “Feliz daquele que acredita sem ver”. (Jo 20: 29)

Thiago Leon
Thiago Leon

Outro detalhe interessante é que, dependendo do posicionamento do romeiro no corredor sul (corredor do nicho de Nossa Senhora), o vitral vermelho pode ser percebido encaixado no coração de Jesus na Cruz, lembrando todo o amor incondicional de Cristo, que se entregou por cada ser humano.

A peça, que é mais uma obra de Claudio Pastro, responsável pela arte sacra do Santuário de Aparecida, está a 8 metros de altura, tem 25 mm de espessura, é de aço, pesa quase 800 quilos e tem a figura vazada de Cristo a laser, que lembra a entrega de Jesus por nós.

Leia MaisA presença da mulher nas obras de arte do Santuário de AparecidaSantuário de Aparecida terá obra com as invocações de Nossa SenhoraSantuário de Aparecida inaugura obra com forte apelo ambientalRepresentantes visitam a obra da Cúpula CentralInstalada no meio do Santuário, a Cruz do Nada recorda que Cristo é o centro da vida de todo o cristão, sendo Ele, o grande tronco da Árvore da Vida. Por essa razão, a peça possui o desenho de 12 sementes, número que simboliza a perfeição absoluta, como explicou Claudio Pastro em uma entrevista à Revista de Aparecida, em junho de 2007. (Gn 35:23 / Josué 4:9 / Mat. 19:28 / Mat. 14:20 / Lc. 6:13)

O crucifixo faz parte do acabamento da Cúpula Central, cuja obra de arte traz a própria Árvore da Vida, que se complementa com o Baldaquino, onde é contemplado o Paraíso que Deus criou para a humanidade habitar.

A Cruz do Nada foi instalada no Santuário de Aparecida em 2007 e abençoada no dia 25 de abril do mesmo ano, por Dom Raymundo Damasceno Assis, na época, arcebispo de Aparecida.


Fonte: CDM Santuário / Zenilda Cunha

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Salete Trevizan Testolin comentou:

Qui linduuuu!
Como nosso Santuário de Aparecida é riquíssimo em detalhes!
Viva nosso amado artista sacro Cláudio Pastro que lá do Céu está a interceder por nós!

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.