Por Deniele Simões Em Notícias

Colaboradores dos CASs partilham experiências durante encontro

Buscar o fortalecimento do trabalho promovido nos oito Centros de Assistência Social (CAS) mantidos pela Província Redentorista de São Paulo.

 

Esse foi o grande objetivo do V Encontro de Colaboradores das Obras Sociais da Congregação do Santíssimo Redentor, que reuniu cerca de 100 colaboradores que atuam nos CASs, entre os dias 13 e 16 de janeiro.

Foto de: Deniele Simões / JS

Encontro CAS_1 - Deniele Simões JS

Governo provincial e colaboradores 
acompanham apresentação durante
V Encontro das Obras Sociais

Realizado em Aparecida (SP), o encontro proporcionou o congraçamento entre os participantes, que puderam partilhar as experiências vividas em cada CAS, e também apresentou o trabalho desenvolvido pelo Grupo Diretivo de Assistência Social ao novo governo provincial.

A assistente social Daiana Roberta Pereira Tangerino, que coordena o CAS Perpétuo Socorro, em São João da Boa Vista (SP), ressalta a importância do evento para a melhoria do trabalho prestado.

“Essa integração de toda a nossa equipe com a equipe dos outros CASs é muito importante para a gente poder continuar a nossa caminhada durante este ano de 2015”, diz.

Na avaliação dela, a oportunidade de conversar sobre a rotina e trocar experiências fortalece o trabalho, já que é possível conhecer a realidade do outro e buscar novas ideias em conjunto.

A psicóloga e coordenadora do CAS São Clemente, em São Paulo (SP), Regimeire Maria de Siqueira Campos, destaca o fator motivacional do encontro. “Nós voltamos motivados e com vontade de fazer mais, conquistar mais e acolher mais as famílias, que tanto precisam dos nossos trabalhos”, salienta.

Segundo o padre Jadir Teixeira, que coordenou o Grupo Diretivo de Assistência Social da Província nos últimos anos, o tema do encontro foi pautado na mística do cuidado. “O nosso trabalho é essencialmente a partir do cuidado; o cuidado consigo mesmo, com a natureza, com as pessoas e, por que não, com as coisas de Deus”, explica.

Pastoral de Assistência Social

O novo superior provincial, padre Rogério Gomes, teve uma impressão bastante positiva ao conhecer o trabalho realizado pelos colaboradores dos CASs. “Foram muito criativos nas exposições. Além disso, percebi que amam o que fazem e sabem da responsabilidade e da importância do que realizam profissional e socialmente”, diz.

 

Em relação à Pastoral de Assistência Social da Congregação, o provincial ressalta que se trata de um setor importantíssimo na Província de São Paulo. “Libertar as pessoas de suas vulnerabilidades é colocar o evangelho em prática em modo socioeducativo”, ressalta. 

Foto de: Deniele Simões / JS

Encontro CAS_2 - Deniele Simões JS

De acordo com o religioso, o plano do Governo Provincial para os próximos anos é manter o trabalho realizado, criar parcerias com outras instituições e fazer com que os confrades conheçam melhor o que já existe. 

No quatriênio anterior, os CASs estavam sob a coordenação do padre Jadir e do irmão Mário André. Segundo padre Rogério, na atual configuração, o CAS São Geraldo, no Potim (SP), fica sob a coordenação do padre César Moreira e os demais estarão ligados ao Economato Provincial, sob a coordenação do irmão Mário e também do padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, que é o Ecônomo Provincial.

Os CASs mantidos pela Província estão localizados em Aparecida (SP), Potim (SP), Campinas (SP), São João da Boa Vista (SP), Miracatu (SP), Sacramento (MG) e na cidade de São Paulo, sendo um no Parque Peruche e o outro na Cidade Tiradentes.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Deniele Simões, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...