Por Mariana Bastos Em Jornal Santuário Atualizada em 08 AGO 2019 - 10H06

Conheça a história de Nhá Chica


Reprodução
Reprodução

Filha livre de uma ex-escrava, Francisca de Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica, nasceu por volta do ano de 1810, no distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes, em São João del Rei (MG). Ainda criança, mudou-se com sua mãe, Isabel Maria, e seu irmão, Theotônio, para Baependi (MG), trazendo entre seus pertences uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Nhá Chica perdeu sua mãe aos dez anos, ficando sozinha com seu irmão, sob a proteção de Maria Santíssima. Teve uma materna herança espiritual muito valiosa; não se casou, vivendo uma vida casta e dedicada ao próximo. Ainda muito jovem, era procurada por todos os que necessitavam de conselhos, orações e de uma palavra amiga. Atendia-os diariamente, menos às sextas-feiras, pois era o dia que reservava aos trabalhos domésticos, à penitência e à oração incessante à Paixão e Morte de Cristo.

Seu amor a Maria era tão expressivo, que compôs uma novena a Nossa Senhora da Conceição, a qual chamava de Minha Sinhá (Minha Senhora), e, com o patrimônio herdado do irmão, pediu que fosse construída uma capela em honra à Mãe de Jesus, doando o restante dos bens aos pobres. Depois de algumas reformas, essa igreja tornou-se o Santuário Nossa Senhora da Conceição, recebendo devotos de todo o Brasil e de outros países. Encontra-se ao lado dele a Associação Beneficente Nhá Chica (ABNC), confiada à Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor, que acolhe mais de 150 crianças com a ajuda de doações dos fiéis.

Nhá Chica morreu aos 87 anos, no dia 14 de junho de 1895. Seu velório durou quatro dias, e há relatos de que fora sentido pelos presentes um inexplicável perfume de rosas durante a cerimônia.

A humilde vida de Nhá Chica foi totalmente consagrada a Deus pela caridade, pelos bons conselhos e pelas orações. Francisca de Paula de Jesus foi beatificada em Baependi, no dia 4 de maio de 2013, sendo o dia 14 de junho a data oficial de celebração de sua festa litúrgica.


A novena pode ser adquirida através do site editorasantuario.com.br ou pela Central de Atendimento: 0800 16 00 04

+ Conheça a Novena à Bem-Aventurada Nhá Chica 

 Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/editorasantuario
Twitter: @EditSantuario
Instagram: editsantuario

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mariana Bastos, em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...