Por Allan Ribeiro Em Notícias

Encontro Nacional discute Comunicação e Liturgia

A Pastoral da Comunicação (Pascom) se reunirá em de 14 a 17 de julho, em Aparecida (SP), para o 5º Encontro Nacional. O evento tem por objetivo aprofundar a compreensão e o serviço da comunicação no campo da liturgia da Igreja, abrindo, assim, um largo horizonte para a articulação, animação e motivação para os membros do movimento. São esperados mais de 500 participantes nos cinco dias.

Com o tema Liturgia e Comunicação, o encontro trabalhará com quatro conferências principais e quatro seminários com temática exclusiva sobre a temática central. Será levantados o papel de cada um dos elementos que compõe a celebração litúrgica: o anúncio, o canto, o espaço sagrado, a comunicação gestual e outros. Outros dois seminários se dedicarão a questões técnicas da Pascom.

Foto de: Reprodução

5o_encontro_nacional_da_pascom

Serão abordados a comunicação nos âmbitos litúrgicos do anúncio, do canto, do espaço sagrado e da comunicação gestual

 

“Contaremos, desta vez, com a participação de agentes da pastoral litúrgica que também atuam na área da comunicação em nossas comunidades espalhadas pelo Brasil. Na verdade, todo o encontro será novo, considerando o tema, os conferencistas e as partilhas. A maior parte dos participantes, certamente, participou da quarta edição do evento, mas estamos certos de que terão uma experiência inteiramente nova”, adianta o assessor da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, padre Rafael Vieira.

O sacerdote expressa que a pastoral da comunicação tem sido uma bênção para as comunidades em todo o Brasil e que encontros como o de Aparecida têm mostrado a força das equipes regionais, diocesanas e paroquiais. Segundo ele, a cada ano, as comunidades vêm se organizando e criando mais grupos de Pascom.

Os frutos desse trabalho, segundo afirma o assessor, estão refletidos na maior integração das pastorais, animação das celebrações e eventos, eficiência na produção de jornais, revistas, sites e redes sociais e muita alegria em comunicar o Evangelho por todos os meios que estão a nossa disposição.

Mas, ainda há muito o que ser feito nessa caminhada. Padre Rafael frisa que os desafios cada vez mais se apresentam fortes e instigantes. Em um mundo em que as revoluções da tecnologia da informação têm mostrado o quanto podemos chegar mais longe e a um maior número de pessoas, os agentes de pastoral da comunicação, imersos nesse mundo, precisam saber anunciar a Palavra e a comunicação por excelência que é Jesus Cristo e seu Evangelho. “É preciso conhecer sempre mais e melhor esses desafios e apresentar respostas eficazes e, como diz o Papa Francisco, fazer isso com alegria! ”, acrescenta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...