Por Jornal Santuário Em Notícias

Memorial Redentorista abriga túmulo de padre Vitor Coelho de Almeida

Quem cruza a praça da Matriz Basílica, em Aparecida (SP) e vê o famoso convento velho dos padres redentoristas nem imagina que ao lado da antiga construção existe um lugar que vale a pena conhecer. É o Memorial Redentorista, criado em 1910 com o objetivo de ser um lugar para o descanso eterno dos missionários redentoristas que doaram suas vidas à Igreja, a uma causa, além de terem vivido para evangelizar e acolher as pessoas.

Foto de: Eduardo Gois / JS

Memorial Redentorista_2 - Eduardo Gois JS

Lugar serve de descanso eterno para 132 missionários redentoristas

 

O local possui lindos jardins, duas capelas e um orquidário que pertencia ao missionário redentorista padre Vítor coelho de Almeida e que foi mantido após a sua morte, em 1987. Por sinal, padre Vítor tem uma capela reservada para ele no local. Lá está o túmulo do padre que foi um dos grandes ícones da comunicação em Aparecida. Um padre que era principalmente um homem do povo.

O Memorial Redentorista foi aberto à visitação somente em 1998, quando os restos mortais de padre Vítor foram trazidos do Santuário Nacional, local do seu primeiro sepultamento. De lá para cá o número de visitantes não para de crescer e chega a receber 15 mil fiéis por mês.

O lugar serve de descanso e memória para 132 missionários redentoristas, inclusive todos da primeira turma vinda da Alemanha em 1894, além de outros nomes como padre Gebardo, que construiu o convento velho, Irmão Bento, que foi um grande artista sacro e padre Agenor, primeiro padre negro da província de São Paulo. Cada um foi importante em sua missão.

O local passa a ser cada vez mais conhecido devido a uma postura de acolhimento aos romeiros, intensificada a partir de 2012. O Memorial atualmente passou de duas pessoas envolvidas com os trabalhos para seis pessoas altamente capacitadas e prontas para o acolhimento, o atendimento e o desenvolvimento dos trabalhos.

Totalmente acessível às pessoas com deficiência de locomoção, já na entrada, o memorial redentorista possui uma rampa para receber os cadeirantes. Um local que é digno, bonito, que as pessoas podem visitar. Já no início estão expostos quadros com todos os missionários redentoristas que são santos, beatos, como por exemplo, São João Nepomuceno Neumann, o primeiro Santo Norte Americano, São Geraldo Magela, Irmão Redentorista, Santo Afonso de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, São Clemente Maria Hofbauer, que expandiu a Congregação para o mundo, Beato Pedro Donders, o missionário entre os leprosos, padre Estevão Maria Heigenhauser, Vice-provincial, missionário e formador, padre Gebardo Wiggermann, o fundador do local e o primeiro Superior da Congregação no Brasil, em Goiás, padre Valentin Von Riedl, o primeiro diretor do Seminário Santo Afonso, educador e Apóstolo Patriarca da Congregação do Brasil.

Foto de: Eduardo Gois / JS

Memorial Redentorista - Eduardo Gois JS

Memorial abriga restos mortais de 

padre Vitor Coelho de Almeida

Ainda é possível apreciar no mesmo corredor um Crucifixo gigante que apresenta Cristo Rei do Universo, uma tela que apresenta Santo Afonso com os primeiros Redentoristas e outra do Santíssimo Redentor, o patrono da Congregação.

As pessoas que visitam procuram principalmente o túmulo do padre Vítor. O povo vê na história um homem santo e que teve uma fé pura, alguém que estava ao lado do povo e era querido pelo povo. Ele, por ser um grande comunicador, também era um homem que estava sempre com os romeiros. As pessoas frequentam o memorial principalmente para rezar e não só por uma mera visita. 

O memorial está aberto diariamente para acolher as pessoas que vêm até a cidade de Aparecida. O horário de funcionamento é das as 8h às 17h, com intervalo para almoço das 11h30, às 13h30.

Aos sábados, domingos e feriados, um missionário redentorista fica disponível para atendimento aos romeiros. Todos os sábados é rezado o terço do padre Vítor, às 18h e, logo após, uma missa, às 19h, pela causa de beatificação.

O JS dá uma prévia do que você encontra por lá. Confira:

 

8 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...