Por Jornal Santuário Em Notícias

Novo arcebispo de Aparecida se revela um comunicador do povo

Dom Orlando

Foto: Arquidiocese de Joinville (SC)

Dom Orlando Brandes nasceu em 13 de abril de 1946 em Urubici, SC. É filho de Gregório Brandt e Hilda Morais Brandt (falecidos) e tem seis irmãos. A vocação religiosa estava desde cedo muito próxima ao bispo, cuja mãe era catequista e cujo irmão, seminarista. Por isso entrou no seminário de Lajes (SC), ainda no ano de 1958, com 12 anos, terminando todos os estudos em 1964. Em seguida, em 1965, iniciou o curso de Filosofia, até 1968, em Curitiba (PR). Fez seus estudos teológicos na Universidade Gregoriana e na Academia Alfonsiana, em Roma.

:: Receba em casa o Jornal Santuário

Recebeu a ordenação sacerdotal em Francisco Beltrão (PR) em 6 de julho de 1974. Foi professor de Teologia Moral e Dogmática no Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc) de 1974 a 1994.

Vice-diretor do Itesc, entre 1974 e1982, e diretor de 1982 a 1984. Diretor do Seminário Teológico(1987), orientador do Seminário Dom Honorato Piazera (1990-1994), presidente, vice-presidente e juiz do Tribunal Eclesiástico Regional de Florianópolis. Assistente espiritual do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe da Diocese de Joinville (SC). Além disso, foi pregador de retiros espirituais, auxiliar na Catedral Metropolitana e animador de diversos cursos de teologia.

Foi eleito pelo Papa João Paulo II, no dia 9 de março de 1994, terceiro bispo diocesano de Joinville. Escolheu como lema: Somos operários de Deus (1 Cor 3,9). A ordenação episcopal e posse ocorreu no dia 5 de junho de 1994 na Catedral São Francisco Xavier, dia de São Bonifácio. Lá ficou bastante marcado pelo trabalho com os Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR), que ajudam as comunidades a serem mais unidas em torno da Palavra de Deus.

No dia 10 de maio de 2006, o Papa Bento XVI nomeou dom Orlando arcebispo de Londrina (PR), para substituir dom Albano Cavallin, que pediu renúncia ao cargo por ter completado 75 anos, em conformidade com o Código de Direito Canônico. A tomada de posse como quarto arcebispo daquela arquidiocese aconteceu no dia 23 de julho de 2006. Além de grande comunicador, dom Orlando tem especialização em Teologia Moral, estudos de Psicologia e grande experiência em pregação de retiros.

O arcebispo já realizou missões na Bahia, Acre, Mato Grosso, Piauí e Paraná. Foi presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 2007 e 2011. Atualmente, o bispo trata de assuntos pertinentes à Igreja em um programa da TV Rede Vida.

:: Novo bispo tem grande missão na arquidiocese de Aparecida

:: “Quero estar no meio do povo”, afirma dom Orlando Brandes

10 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...