Por Jornal Santuário Em Notícias

Semana Vocacional reflete a expressão da misericórdia

Motivando as comunidades e famílias a refletirem sobre o chamado que Deus faz a cada ser humano, entre os dias 16 e 23, o Secretariado Vocacional Redentorista promove a 47ª Semana Vocacional. Com o tema Vocação: Expressão de Misericórdia e o lema Eu vi a miséria do meu povo (Êx 3,7), todos são convidados a rezar, pedir e refletir sobre a vocação de cada indivíduo. A semana envolve uma programação especial em todos os veículos de comunicação ligados ao Santuário Nacional.

Foto de: Secretariado Vocacional Redentorista

Semana Vocacional 2016

A semana envolve uma programação especial em
todos os veículos de comunicação ligados ao
Santuário Nacional

A temática deste ano foi inspirada na proposta do Papa Francisco para o Ano Santo da Misericórdia. Já o lema registra o comprometimento, expressão de misericórdia de Deus em favor de seu povo, chamando Moisés para libertá-lo da escravidão do Egito. “Toda vocação é expressão de misericórdia e todo aquele que responder com fidelidade ao chamado de Deus, torna-se instrumento dessa mesma misericórdia para os outros”, expressa o promotor vocacional, irmão João Batista de Viveiros.

Há mais quatro décadas, os Missionários Redentoristas, responsáveis pela Rádio Aparecida, cientes da importância dos meios de comunicação na formação de uma nova consciência vocacional de todos os batizados, abriram o espaço de uma semana na grade de programação da emissora para conversar sobre vocação.

No início, o assunto era refletido somente pelos missionários redentoristas, tendo como objetivo atrair jovens para a Congregação, mas pouco tempo depois a Semana Vocacional ganhou duas importantes dimensões: Eclesialidade e Intercongregacionalidade.

Com um bom retorno por parte dos ouvintes, a Semana Vocacional passou também a fazer parte do calendário da Matriz Basílica e, posteriormente, do Santuário Nacional de Aparecida, alcançando também os romeiros de Nossa Senhora.

Com o passar do tempo, religiosos, religiosas de outras congregações e leigos começaram a participar da organização e realização deste trabalho. Os temas se expandiram. A vocação da família e a missão dos leigos na Igreja também ganharam espaço e passaram a ser contempladas ao lado da vocação sacerdotal e religiosa.

A partir de então, passaram a ser refletidas as diversas formas de chamado como a vocação humana, a cristã, a matrimonial, a sacerdotal, a religiosa, a ministerial e a vocação de Maria, como modelo de todo vocacionado. Independente de idade, sexo ou profissão, todos são chamados a acolher e responder sim à vontade de Deus em suas vidas.

Nos últimos anos, a Semana Vocacional ganhou outros importantes aliados: televisão e internet. A TV Aparecida e o Portal A12.com são parceiros da Pastoral Vocacional Redentorista na divulgação da Semana Vocacional, ao lado da Editora Santuário. Hoje, os vários temas são refletidos de formas diferentes em todos esses meios e no Santuário Nacional, atingindo públicos variados, com a participação de tantos outros agentes do serviço vocacional.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...