Notícias

A alegria da Páscoa desenhada para a Fachada Sul!

Escrito por Tatiane Carvalho

01 ABR 2022 - 16H10

Família dos Devotos

Querida Família dos Devotos!

A nossa caminhada na Jornada Bíblica continua! Após celebrarmos a entrega da Fachada Norte, arte sacra que apresenta o livro do Êxodo – Antigo Testamento – e nos ensina desde a História de José, o nascimento e a vocação de Moisés até a festividade da Páscoa Hebraica, iniciamos as obras na Fachada Sul, que trará a catequese da Páscoa de Cristo.

A antiga festa da Páscoa faz memória da libertação do povo da escravidão (Êx 1,1-15), a caminhada até o Monte Sinai (Êx 15,22), aliança de Deus com o povo (Êx 25-40). A Nova Páscoa, que será apresentada na Fachada Sul, celebra a Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo, a Nova e Eterna Aliança de Deus com o povo.

Na Santa Ceia, Jesus Cristo sela a Páscoa com seu sangue quando diz: “Bebei dele todos, pois este é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados” (Mt 26,26-29). Deus firma a Nova Aliança no sacrifício de seu Filho feito homem para a salvação de toda a humanidade. “Ninguém tem maior amor do que este: dar a vida por seus amigos” (Jo 15,13).

E, neste mês, sua Revista de Aparecida o convida a meditar sobre a Páscoa, do Antigo e Novo Testamentos. Pe. Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional, lembra que a Páscoa nos faz Igreja de Deus. Ela nasce do lado aberto de Cristo (Lumen Gentium, 3; CIC 766) e é enviada em missão pelo Ressuscitado (Jo 20,19-23). “Nascida do lado aberto de Cristo, a Igreja tem suas origens na Ressurreição de Jesus, na experiência Pascal dos discípulos e na vinda do Espírito Santo. Pentecostes coroa o Mistério Pascal e marca o grande dom do Ressuscitado”, destaca o reitor.

Pe. Luiz Cláudio Alves de Macedo, administrador do Santuário Nacional, compartilha informações sobre os trabalhos na Fachada Sul. “Neste momento estamos finalizando a montagem dos andaimes, que segue com alguns desafios que não existiram na Fachada Norte. Ocorre que nas laterais da Fachada Sul há anexos onde estão localizados a Reitoria, a Sala dos Voluntários, a Secretaria de Pastoral, a Sacristia de apoio, a Capela dos Apóstolos e, naturalmente, o Trono com a Imagem de Nossa Senhora e a Rampa de acesso à visitação", destaca o ecônomo.

Na seção Fachada Norte, Pe. Marko I. Rupnik explica a catequese da cena em que José é vendido por seus irmãos (Gn 37,3-34). “José, filho amado, é a imagem mais estupenda de Cristo, Filho do Pai. O pai o envia a procurar os irmãos e pelos irmãos ele é maltratado, vendido, odiado — porque ele é amado pelo pai”, esclarece Pe. Rupnik.

Querida Família dos Devotos, desejamos a você e toda a sua família uma Feliz e Santa Páscoa, que o Ressuscitado ilumine nossa jornada e traga-nos esperança e amor!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiane Carvalho, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.