Jornada Bíblica: do carvão ao mosaico
Capa de outubro da Revista de Aparecida traz detalhes da arte que está tornando o Santuário Nacional em ‘Casa da Palavra’.

Neste mês, você que faz parte da Família dos Devotos recebe em sua casa, por meio da Revista de Aparecida, alguns detalhes de um sonho que está se tornando realidade: o revestimento das fachadas do Santuário Nacional. A capa da edição de outubro representa o processo que vai desde o desenho em carvão, à aquarela e se transforma em mosaico, revelando a espiritualidade presente no trabalho do Pe. Marko Ivan Rupnik e de sua equipe de mosaicistas do Centro Aletti.
A arte na Revista de Aparecida
Neste ano, com o tema ‘Com Maria, somos Povo de Deus, unido pela Aliança’, a Novena e Festa da Padroeira traz a essência da Jornada Bíblica e do estilo de arte de Pe. Rupnik. Inspirado nisso, também se deu o processo criativo da capa da Revista de Aparecida.
Logo no topo, a escrita ‘Revista de Aparecida’ mostra a transição entre o esboço em carvão, a representação mais detalhada em aquarela nas cores azul e dourada, finalizando em mosaico. “O processo [artístico] do Pe. Rupnik está estampado na capa inteira”, afirma o Coordenador de Comunicação da Família dos Devotos, Romulo Barros. “O manto e a coroa de Nossa Senhora são finalizados em mosaico, o próprio Santuário é estilizado em mosaico, mas nesse logo escrito ‘Revista de Aparecida’ foi onde a gente pôde mostrar esse processo, essa transformação da arte do Pe. Rupnik. (...) É como se fosse uma linha cronológica do processo [artístico]”, comenta.
Sobre a Jornada Bíblica
Com o objetivo de tornar a Casa da Mãe Aparecida em uma grande Bíblia a céu aberto, a ‘Jornada Bíblica’ nos convida a revestir-nos com a Palavra de Deus. Idealizada e estudada a partir de 2018, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, nossa caminhada de formação permaneceu graças à intercessão de Nossa Senhora Aparecida e à generosidade da Família dos Devotos.
Fachada norte: o início de um caminho de fé e vida
A evangelização tem início na fachada norte, com a representação do Livro do Êxodo. A aplicação dos mosaicos na superfície, ao fim, mostrará as cenas da vida de Moisés, a libertação do Povo Eleito do Egito e sua busca pela Terra Prometida.
A fachada Norte, porém, é só o início da Jornada Bíblica. As fachadas Sul, Leste e Oeste também receberão as cenas da Páscoa de Cristo, de Gênesis e de Apocalipse, respectivamente, tornando o Santuário Nacional em ‘Casa da Palavra e da Aliança’.

Reprodução - Jornada Bíblica
Muito mais do que uma obra física, que todos podem ver e apreciar, a aplicação dos mosaicos é uma verdadeira catequese. A Família dos Devotos torna tudo isso possível, pois permanece fiel ao compromisso de servir, por amor a Nossa Senhora Aparecida, ajudando-nos a evangelizar a partir do Santuário Nacional. Faça parte você também!

Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional, mantido pela Família dos Devotos, completa 20 anos
Toda eucaristia é uma ação de graças, mas hoje o nosso coração se reveste ainda mais de gratidão por esta grande missão. Muito mais do que um projeto social, o PEMSA é uma missão

Ir. Carlos Cunha participa do programa Família dos Devotos e fala sobre o Projeto Aparecida pelo Brasil
O ecônomo adjunto do Santuário Nacional conversou com a apresentadora Jéssica Fernandes e falou sobre o projeto Aparecida pelo Brasil.

Coordenadores do Terço dos Homens se reúnem em um encontro especial na Casa da Mãe Aparecida
Durante o encontro, Ir. Carlos apresentou para os coordenadores dos grupos o Projeto Aparecida pelo Brasil, que leva a Capelinha Missionária para todo o Brasil em um gesto de renovação da fé, da esperança e do carinho que só a Mãe Aparecida é capaz de nos oferecer.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.