A ideologia culturalista afirma que não existe um conflito racial explícito entre brancos e negros. Que é simplesmente um problema, mas “não é nada grave”. Entretanto, seria uma imprudência de nossa parte, esconder e fingir que não existem desigualdades e discriminações que pontuam as realidades de homens e mulheres afro-brasileiros.
É preciso reverter essa situação, e fazer com que o negro seja protagonista nesse processo. Eliminar as questões ligadas a privilégios, e dizer ‘não’ a este status quo que está enraizado em nossa sociedade.
O sociólogo Florestan Fernandes, em sua obra 'Os negros no mundo dos brancos', destaca que a questão racial sempre foi um tema que deu o que falar. No Brasil, isso não é diferente. O acesso diferenciado dos negros, a questões ligadas a educação, lazer e infraestrutura básica, são pontos que reafirmam o preconceito que existe no país.
::: Mãe Aparecida: Virgem Negra, como símbolo nacional :::
::: Dia da Consciência Negra :::
arrow_forward Espiritualidade:
O primeiro mandamento de Deus diz que é preciso “amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo, como a ti mesmo”. Essa atitude deve estar presente e todas as esferas sociais e religiosas.
O Pe. Vinícius Ponciano, é Missionário Redentorista em Aparecida (SP). Ele nos conta no podcast sobre o seu ingresso vocacional, e de que forma ele enxerga as questões ligadas a diversidade e questões ligadas a lideranças religiosas negras. Acompanhe:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.