Notícias

Pe. Vítor e a Família!

Escrito por Ir. José Mauro Maciel, C.Ss.R.

27 JUN 2022 - 17H40

CDM - Centro de Documentação e Memória

Desde o princípio os lares cristãos foram vistos como a “Igreja Doméstica” onde se aprende e se vivem os valores humanos, segundo os Ensinamentos Católicos.

O Pe. Vítor Coelho de Almeida, C.Ss.R. (1899-1987), sempre foi muito fiel aos Ensinamentos Católicos com relação à família. Por isso, ele enfatizava os bons costumes e o serviço ao próximo de acordo com os dons recebidos. Pois, a responsabilidade Batismal prossegue na caminhada do cristão. Na missão recebida, segundo a vocação de cada um. A vocação à paternidade é missão importante.

Por essa razão, Pe. Vítor Coelho ensinava com clareza aos pais e mães para seguir a proposta de São Pedro: “Vivei com Inteligência e vigiai, dados à oração ”. Para ele, a união familiar garantia o ambiente do desenvolvimento humano e a aprendizagem para o bom futuro da Sociedade Humana. Viver, trabalhar e rezar em família é algo imprescindível para a existência do Catolicismo. Dessa forma, o apóstolo Pedro exortava: “Sobretudo, cultivai o amor mútuo, com todo ardor, porque o amor cobre uma multidão de pecados. Sede hospitaleiros uns com os outros, sem reclamações. Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um coloque à disposição dos outros o dom que recebeu” (1Pd 3,8-10). Portanto, falar, ensinar, servir, segundo “a proporção concedida por Deus”, nos dá a graça da realização pessoal e servir com alegria, sem pretensões. Infelizmente, quando os “dons pessoais” são usados simplesmente para “aparecer”, eles tomam o lugar da Vontade Divina. Afinal, não podemos roubar o poder, a honra e a glória, que pertencem à Santíssima Trindade.

“A família é um reflexo natural da Santíssima Trindade. A paternidade e a maternidade possuem matrizes do encanto com que o Pai diz ao Verbo Divino: ‘Tu és meu filho... eu te gerei’. Os filhos são retratos e reflexos dos pais. O amor constitui o anexo e complemento do lar. Bem se vê que o humano foi feito à margem e semelhança de Deus!” (Pe. Vítor Coelho de Almeida, C.Ss.R.)

Ao missionário Pe. Vítor Coelho muito importava o testemunho, os ensinamentos dos pais, a catequese e a oração em família. Somente assim se poderia esclarecer e formar a consciência dos “pequeninos”, o amor à piedade, a franqueza e bom caráter, o amor aos estudos, o cuidado com a saúde e o talento. Assim, os dons carecem de ser encaminhados ao desenvolvimento humano, em acordo com a graça Divina. Jesus é o Caminho por onde se anda na fraternidade e justiça; fazendo discernimentos para se exercitar a honestidade. O mestre nos ensina e nos convence pela Verdade Dele próprio. Para o Pe. Vítor Coelho, a educação das crianças requer alegria e pedagogia. Por isso, os brinquedos que insinuassem violência, desonestidade e mentiras, deveriam ser evitados. Certamente, os brinquedos úteis ajudam a cultivar os bons costumes e a moralidade familiar; quando a paternidade e maternidade mostram sua beleza que marcam a filiação e o amor, a alegria e a providência.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. José Mauro Maciel, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...