Pe. Vítor e a Família!

Desde o princípio os lares cristãos foram vistos como a “Igreja Doméstica” onde se aprende e se vivem os valores humanos, segundo os Ensinamentos Católicos.
O Pe. Vítor Coelho de Almeida, C.Ss.R. (1899-1987), sempre foi muito fiel aos Ensinamentos Católicos com relação à família. Por isso, ele enfatizava os bons costumes e o serviço ao próximo de acordo com os dons recebidos. Pois, a responsabilidade Batismal prossegue na caminhada do cristão. Na missão recebida, segundo a vocação de cada um. A vocação à paternidade é missão importante.
Por essa razão, Pe. Vítor Coelho ensinava com clareza aos pais e mães para seguir a proposta de São Pedro: “Vivei com Inteligência e vigiai, dados à oração ”. Para ele, a união familiar garantia o ambiente do desenvolvimento humano e a aprendizagem para o bom futuro da Sociedade Humana. Viver, trabalhar e rezar em família é algo imprescindível para a existência do Catolicismo. Dessa forma, o apóstolo Pedro exortava: “Sobretudo, cultivai o amor mútuo, com todo ardor, porque o amor cobre uma multidão de pecados. Sede hospitaleiros uns com os outros, sem reclamações. Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um coloque à disposição dos outros o dom que recebeu” (1Pd 3,8-10). Portanto, falar, ensinar, servir, segundo “a proporção concedida por Deus”, nos dá a graça da realização pessoal e servir com alegria, sem pretensões. Infelizmente, quando os “dons pessoais” são usados simplesmente para “aparecer”, eles tomam o lugar da Vontade Divina. Afinal, não podemos roubar o poder, a honra e a glória, que pertencem à Santíssima Trindade.
“A família é um reflexo natural da Santíssima Trindade. A paternidade e a maternidade possuem matrizes do encanto com que o Pai diz ao Verbo Divino: ‘Tu és meu filho... eu te gerei’. Os filhos são retratos e reflexos dos pais. O amor constitui o anexo e complemento do lar. Bem se vê que o humano foi feito à margem e semelhança de Deus!” (Pe. Vítor Coelho de Almeida, C.Ss.R.)
Ao missionário Pe. Vítor Coelho muito importava o testemunho, os ensinamentos dos pais, a catequese e a oração em família. Somente assim se poderia esclarecer e formar a consciência dos “pequeninos”, o amor à piedade, a franqueza e bom caráter, o amor aos estudos, o cuidado com a saúde e o talento. Assim, os dons carecem de ser encaminhados ao desenvolvimento humano, em acordo com a graça Divina. Jesus é o Caminho por onde se anda na fraternidade e justiça; fazendo discernimentos para se exercitar a honestidade. O mestre nos ensina e nos convence pela Verdade Dele próprio. Para o Pe. Vítor Coelho, a educação das crianças requer alegria e pedagogia. Por isso, os brinquedos que insinuassem violência, desonestidade e mentiras, deveriam ser evitados. Certamente, os brinquedos úteis ajudam a cultivar os bons costumes e a moralidade familiar; quando a paternidade e maternidade mostram sua beleza que marcam a filiação e o amor, a alegria e a providência.

A Família dos Devotos na Rádio Aparecida, manhã, tarde e noite com você!
Quer um companheiro para as todas horas e atividades? Ligue o rádio!

Encontro reúne coordenadoras do Terço das Mulheres no Santuário Nacional
As coordenadoras de romaria do Terço das Mulheres participaram de um momento especial na casa da Mãe

Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional, mantido pela Família dos Devotos, completa 20 anos
Toda eucaristia é uma ação de graças, mas hoje o nosso coração se reveste ainda mais de gratidão por esta grande missão. Muito mais do que um projeto social, o PEMSA é uma missão
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.