Aplicativo ajuda a controlar doenças no Brasil
Entre os legados dos Jogos Olímpicos para o País, o Ministério da Saúde decidiu manter em funcionamento o aplicativo Guardiões da Saúde, lançado em julho para monitorar as condições de saúde de moradores e turistas durante a competição. Agora, o acesso aos dados captados na plataforma será estendido às secretarias municipais e estaduais.
O objetivo do aplicativo é disponibilizar uma ferramenta participativa para que a população possa registrar suas condições de saúde diárias, como sintomas, e acompanhar a situação sanitária de várias regiões em tempo real.
O Guardiões de Saúde pode ser baixado gratuitamente em smartphones com sistema operacional iOS e Android. A única condição é de que o usuário tenha mais de 13 anos de idade. O governo também disponibilizou o aplicativo com código de programação aberto, que pode ser alterado por outros usuários.
A plataforma opera a partir de um mapa interativo que processa como está a situação em determinada localidade. Quem acessa o aplicativo também recebe informações sobre como se prevenir das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e informa a localização de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e farmácias em um raio de 20 quilômetros do local onde está o usuário.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.