Por Dom Orlando Brandes Em Artigos Atualizada em 02 AGO 2019 - 09H18

11 dicas para a promoção vocacional

Dom Orlando dá dicas para ajudar a promover vocações em nossa sociedade


Shutterstock
Shutterstock


1.
Reze sempre, sem deixar de fazê-lo com fervor pelas vocações. Nos EUA, uma pequena diocese tinha 700 padres. O Bispo daquela diocese dizia: “aqui tem adoração o ano inteiro, em todas as paróquias e casas religiosas, pedindo operários para a messe”.

2. Fale, pergunte e explique aos catequizandos a respeito da vocação sacerdotal, focando na pessoa de Jesus e o grande bem que um padre faz para as famílias e para a sociedade.

3. Não tenha medo de receber uma resposta negativa ou até uma gozação ou irritação de alguém ao apontar e atrair algum vocacionado. Colabore com os formadores dos seminários em sua missão e ajude um vocacionado pobre.

4. Não pense que Deus dá vocações só para adultos ou só para crianças. Há vocacionados desde o útero materno. Creio que a toda hora, toda idade, toda a etapa da vida é hora de Deus chamar. João e André foram chamados às 4 horas da tarde, na “undécima hora”. Moisés foi chamado aos 80 anos. Ordenei um diácono viúvo com 78 anos, que é um excelente sacerdote.

:: Acesse o Secretariado Vocacional Redentorista

5. Visite famílias, escolas, faculdades e fale sobre a vocação de modo simpático, atraente e convincente, cuidando para não ser inoportuno.

6. Fale sempre bem da Igreja, dos seminaristas e dos padres em casa e em qualquer lugar. Mesmo onde há falhas e defeitos por parte das pessoas da Igreja, é possível falar sobre o lado positivo e fazer vê-lo. Se uma árvore cai, uma mata inteira fica de pé.

7. Ajude um vocacionado a dar os primeiros passos: falar com seus pais, orientar-se com um padre, visitar um seminário, ser coroinha, entrar na Infância Missionária. Minha mãe percebeu que o filho de nossa vizinha tinha vocação, foi falar com a mãe do menino. Ele se tornou Bispo.

Leia Mais3 tipos de 'bullying vocacional' que você deve vencer8. Apoie, participe da Pastoral Vocacional, leia sobre a vocação, conheça a vocação de todas as personalidades bíblicas: Abraão, Moisés, Elias, Samuel, Jeremias, Pedro, João, Paulo. Conheça e invoque santos e santas que foram padres ou religiosas.

9. Motive os pais, parentes e amigos do vocacionado para que o apoiem, cultivem-no, promovam um filho, parente vocacionado na família. Muitos vocacionados desistem pelo negativismo dos pais e pela gozação dos colegas.

10. Faça de tudo para que o pároco, as lideranças, as pastorais, os movimentos, os grupos de jovens incentivem as vocações. Um ponto-chave para cultivar o vocacionado é a unidade e a alegria dos padres. Um presbitério unido e alegre é propaganda vocacional.

11. Combata obullying vocacional”. No próximo texto, vamos refletir especificamente sobre esse tema que é muito atual. É hora de reagir a três tipos de bullying em relação aos vocacionados: o bullying dos colegas, dos familiares e da sociedade

.:: Saiba tudo sobre a 50ª Semana Vocacional

Escrito por
Dom Orlando Brandes (Thiago Leon)
Dom Orlando Brandes

Arcebispo de Aparecida (SP)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.