Por Pe. José Carlos Pereira Em Artigos

Dúvidas fazem parte da vida

Dúvidas? Quem não as tem? A dúvida faz parte da vida e faz bem à vida. Ela evita a arrogância e nos ajudar a crescer, a buscar novos caminhos, a tentarmos novas direções. Desconfie de quem tem muitas certezas. Ela é um passo para o autoritarismo. Quem tem muitas certezas comumente não respeita ideias diferentes e nem pessoas diferentes. Age somente pensando em si e para si, de acordo com suas crenças e valores. Essas pessoas são de difícil convivência. Se você não pensar como ela, ou não se submeter aos seus pensamentos, você representa um adversário, rival ou inimigo.

Pessoas detentoras da verdade são dogmáticas. Elas acreditam apenas na sua verdade e não mudam de ideia. Por não mudar de ideia, limitam seu modo de pensar, e quem pensa limitado torna-se uma pessoa perigosa. A certeza nos limita, fecha horizontes e dificulta novos pontos de vista. A certeza é prejudicial em todas as áreas, mas em se tratando de religião ela pode provocar grandes estragos na vida de quem às tem e de quem convive com quem tem "absoluta certeza", ou certezas absolutas.

Quem tem muitas certezas é como se vivesse numa casa cercada de muros para todos os lados, os quais impedem a visão. A verdade está naquilo que seus olhos alcançam e se seus olhos alcançam até o muro, depois dele não existem outras realidades. Assim, uma verdade limitada não deixa de ser verdade, mas é algo que proporciona a intolerância. Tudo o que é diferente daquilo que está nesta área limitada é rejeitado como não verdade, ou como erro. Saber que existem outras verdades é um passo importante para romper barreiras, muros e abrir janelas.

Padre José Carlos Pereira, CP é sociólogo e escritor de mais de 50 livros

Escrito por
Pe, José Carlos Pereira
Pe. José Carlos Pereira

Padre José Carlos Pereira, CP é sociólogo e escritor de mais de 50 livros

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Carolina Alves, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.