Por Leandro Villela de Azevedo Em Artigos

O avião pede exame de DNA

Em ano de copa os brasileiros focam seus olhares para nossos aeroportos. O Brasil não é somente o país do futebol, mas também o país de Santos Dumont, o criador do avião .... será? Afinal de contas, quem criou o avião, Santos Dumont ou os irmãos Wright?

Primeiramente é importante ressaltar que há um terceiro nome na história, oficialmente, segundo o governo francês, antes mesmo destes dois Clement Ader, inventor francês, teria criado o primeiro avião, entretanto, tal feito teria sido guardado em segredo enquanto estudavam as possibilidades de seu uso em guerra. Sem ter como provar essa invenção em 1890 a disputa real recai sobre Santo Dumont e os irmãos Wright, mas o que cada um deles inventou?

Os irmãos Wright, dos Estados Unidos, saem na frente. Ainda em 1896, com finalização em 1901, eles conseguiram resolver complexos problemas ligados a aeronáutica. Criaram um sistema de asas arqueadas e controle de voo que permitia ao piloto controlar a altitude, rotação e direção do seu “avião”. Entretanto o modelo dos irmãos Wright não era capaz de voar carregando um motor, devido ao seu peso. O avião era arremessado por uma espécie de estilingue gigante, não tendo portanto autonomia de voo. Apesar de terem comprovado sua invenção anterior a Santos Dumont o fato do avião não ter capacidade de decolar por conta própria faz com que grande parte da comunidade científica atribua aos irmãos Wright a invenção do “planador” e não do avião.

Santos Dumont também em 1901 já tinha suas invenções aéreas, sendo atribuído a ele a invenção dos balões dirigíveis movidos à gasolina, apesar destes veículos serem muito populares no início do século XX, não se trata do nosso avião. Em 23 de outubro e 12 de novembro de 1906 Santo Dumont, com o seu 14 bis, consegue decolar o avião autopropulsionado, ou seja, com um motor dentro do próprio avião, decolando, voando 220 metros a uma altura média de 6 metros, demonstrando assim possuir controle completo do aparelho. Esse feito foi considerado como a invenção do avião pela FAI (Federação Aérea Internacional) mas por sua vez não reconhecido pelos Estados Unidos.

Os irmãos Wright nesse período também estavam fazendo suas experiências com aviões motorizados, mas até então o máximo que haviam conseguido foram poucos segundos no ar. Embora tenham declarado ter conseguido tempo maior de voo não tinham documentação deste nem por fotos nem por filmagens. Somente em 1907 com seu terceiro projeto é que conseguem feitos semelhantes ao de Santos Dumont, não tendo sido reconhecidos pela FAI.

Seja como for ambos foram importantes para a aviação, mundial, por que não considerar um empate?

Leandro Villela de Azevedo é professor de História, graduado pela Universidade de São Paulo (USP)

Escrito por
Foto Artigo Leandro Villela.jpg
Leandro Villela de Azevedo

Leandro Villela de Azevedo é professor de História, graduado pela Universidade de São Paulo (USP)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.