Por Sidney Oliveira Em Artigos

Você não pode voltar ao tempo

Ao longo de nossa vida, passamos por inúmeras situações que fazem parte do nosso aprendizado. Porém, a maioria das pessoas carrega consigo algum tipo de arrependimento.

Muitas delas se culpam por não terem tido a atitude que julgaram certa para determinado momento da vida. Têm também aquelas pessoas que se arrependem pela oportunidade perdida. E ainda, aquelas que se culpam por terem feito algo que não se orgulham.

Fica uma pergunta para reflexão: por que aceitamos sofrer tanto por algo que já está no passado?

Como num flash back, aquela cena passa repetidas vezes pelos nossos pensamentos, sempre igual, estática e assustadora, porque temos plena consciência de que não podemos mudar o final da história.

Infelizmente, isso não leva a nada! Culpar-se por algo, depois de feito, serve apenas para tornar a situação ainda pior.

E já que não podemos revertê-la, o mais produtivo a fazer é aprendermos com ela!

Isso se chama sabedoria, uma das maiores virtudes que alguém pode conquistar na vida.

Sim! Porque essa reação emocional por atitudes já tomadas só é positiva quando o arrependimento nos faz mudar, amadurecer.

Portanto, quando algo acontecer e nos arrependermos, procuremos fazer uma análise de toda a situação e transformá-la em aprendizado. Entenda que estamos aqui para vivenciarmos sempre novas experiências e buscarmos, a cada dia, uma atitude mais inteligente.

Vivamos o presente. Deixemos no passado as lembranças e procuremos libertar-nos de todos os pensamentos que estão atrapalhando a nossa vida. Apesar de vivermos num mundo onde os sentimentos devem ser guardados e arquivados, podemos escolher as pastas deste arquivo. Ou seja, o grande segredo é descartar da nossa vida e da nossa mente o que não tem mais como mudar, dando espaço para atitudes mais acertadas e coisas boas que ainda estão por vir.

Tem um ditado, muito antigo, uma das recordações de minha avó, que sempre utilizava com muita sabedoria: “o que não tem remédio, remediado está”.

Passar a maior parte do tempo reclamando de coisas que não deram certo ou que não aconteceram da forma que queríamos, só nos faz mal.

E enquanto ficamos sofrendo com o que aconteceu no passado, não deixamos o nosso presente abrir espaço para o novo.

Usemos nosso aprendizado em situações que ainda estão por vir.

Coloquemos um ponto final naquilo que não deu certo. Vivamos o dia de hoje porque ele é único. Ele é a nossa chance de colocarmos em prática toda a sabedoria adquirida com o que deu errado, para que nossas novas atitudes não nos tragam arrependimentos.

Pode não ser simples assim. Mas com determinação, vamos conseguir!

Sidney Oliveira é empresário, presidente da Ultrafarma

Escrito por
Sidney Oliveira
Sidney Oliveira

Sidney Oliveira é empresário, presidente da Ultrafarma

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Carolina Alves, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.