Por Da redação Em Jornal Santuário

Como manter uma alimentação saudável sem perder em sabor

Embora alimentação saudável tenha se tornado um assunto comumente abordado na imprensa, ela ainda é um desafio para a maior parte dos brasileiros, que, em meio à correria do dia a dia, é adepta do consumo de alimentos que afetam cada vez mais a saúde da população. Embora tenha havido um leve aumento no consumo de verduras e legumes na mesa do brasileiro, o consumo excessivo de carnes, doces, embutidos, refrigerantes e alimentos prontos altamente calóricos e ricos em gordura ainda predominam.

O maior desafio da atualidade para as empresas de alimentação saudável e para os chefs especializados em gastronomia funcional é despertar o interesse das pessoas, surpreendendo-as pelo sabor. E pratos saborosos têm de vir acompanhados de um visual deliciosamente atraente e com alto valor nutritivo.

Foto de: Acervo Pessoal

Renata Porto

Renata Porto: "Engana-se quem acha que
se alimentar de forma saudável significa
comer apenas salada. Alimentação saudável
vai muito além disso"

Engana-se quem acha que se alimentar de forma saudável significa comer apenas salada. Alimentação saudável vai muito além disso. Para quem ainda não tem o hábito de se alimentar de forma saudável, saiba que os erros nos hábitos alimentares podem ser facilmente contornados com algumas mudanças e noções básicas.

Hoje, é possível encontrar com bastante facilidade produtos para todas as horas do dia, em versões saudáveis, e estes produtos vão desde sobremesas, refeições, sucos, pães, bolos, pizzas, lanches, salgadinhos, dentre muitos outros. São versões para todos os gostos: sem glúten, sem lactose, sem açúcar, zero gordura, vegetarianos, veganos etc.

Tem coisa mais deliciosa que uma coxinha bem quentinha ou um bolo no final de tarde? Pois é, nas versões saudáveis, uma coxinha geralmente leva uma massa de batata salsa, aipim ou batata doce, no lugar da tradicional massa de farinha, é empanada na farinha de linhaça, de milho ou aveia e, o principal, não é frita, e sim assada, apresentando um sabor final surpreendente até para quem está acostumado com as coxinhas fritas tradicionais. Um bolo pode se tornar saudável se alguns de seus ingredientes forem substituídos durante o preparo. E o resultado também surpreende até as vovós experientes que cozinham de mão cheia.

Quando combinados os ingredientes saudáveis, o sabor dos pratos é capaz de surpreender mesmo aqueles que têm paladar aguçado para “gordices”. Na lista de substituições de alimentos, uma musse saudável de chocolate pode ser facilmente obtida apenas com a mistura de abacate bem maduro, cacau e mel... super-rápida, fácil, leve e cheia de benefícios para a saúde.

Sempre falo que deve haver um bom senso com a alimentação. Deve-se comer de tudo um pouco, de todos os grupos de alimentos. Cereais (prefira as versões integrais), grãos, carnes/aves/peixes, frutas, verduras, leite e derivados e até mesmo as guloseimas. Praticar uma alimentação saudável também é saber comer alimentos "não tão saudáveis", mas que são apetitosos e fazem parte da cultura, da tradição de uma família. Não dá para comer só guloseimas, mas não podemos deixar de colocar em nossas refeições aquelas comidas que dão sensação de bem-estar.

Vale lembrar que a alimentação saudável é uma excelente aliada para se viver mais e melhor, e isso significa que precisamos consumir, em quantidades adequadas, todos os grupos alimentares. Cada um pode descobrir sabores surpreendentes em alimentos antes vistos, mas nunca provados. Fica o desafio! 

Renata Porto

Chef especializada em gastronomia funcional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Da redação, em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.