Por Daniel Siqueira Em Jornal Santuário

Conheça a história de devoção à Nossa Senhora Desatadora dos Nós

 

A devoção a Nossa Desatadora dos Nós tem sua origem na Alemanha no início do século XVIII. Segundo fontes históricas, o quadro, no qual a Virgem Maria é representada desatando os nós de uma fita ladeada por vários Arcanjos, foi encomendado pelo padre Hieronymus Ambrosius Langenmantel, que era cônego da igreja de Sankt Peter am Perlach, na cidade de Augsburgo, como agradecimento por uma graça alcançada por sua família por intercessão de Nossa Senhora.

O quadro foi pintado por Johann Melchior Georg Schmidtner, que tomou como inspiração um dos escritos de Santo Irineu de Lyon, que diz: “O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria. O que uma fez por incredulidade o desfez a outra pela fé”. Ainda o artista usou como fonte de inspiração a passagem do capítulo 12 do livro do Apocalipse: “Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça” (Ap 12,1). Foram essas as duas inspirações para a confecção da pintura que foi realizada entre 1699 e 1700.

O destino da pintura seria a capela particular do palácio pertencente à família do padre   Hieronymus Ambrosius Langenmantel, mas, por sua beleza e por tudo aquilo que ela transmitia, o quadro foi colocado na igreja de Sankt Peter am Perlach, para a veneração pública dos fiéis. Não demorou para acontecerem relatos de graças atribuídos à Mãe de Deus, que passou a ser aclamada pelo povo como Desatadora dos Nós.

Essa devoção se expandiu e hoje ela é muito popular em países como a Argentina e Brasil. O Papa Francisco é um grande devoto de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Conheceu essa devoção quando era padre jesuíta e fazia seu doutorado na Alemanha, na década de 1980. Ele visitou a igreja de Sankt Peter am Perlach em Augsburgo e conheceu a magnífica pintura e a história em torno dela.

Assim nós também rezamos a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, pedindo sua intercessão para nos ajudar a desfazer os nós que encontramos em nossa vida cotidiana.

 

novena_ns_desatadora_de_ns_capa_1475784100

Para auxiliar e aproximar as pessoas da devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, a Editora Santuário possui a publicação ‘Novena de Nossa Senhora desatadora dos nós’. Com 32 páginas, o novenário está disponível pelo site editorasantuario.com.br e também pelo telefone 0800 16 00 04.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/editorasantuario

Twitter: @EditSantuario

Instagram: editsantuario

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Daniel Siqueira, em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.