Por Mariana Bastos Em Jornal Santuário

Dia de Reis – Luz de Jesus para a humanidade!

 

Reis magos e o nascimento de Jesus

Guiados pela estrela, os magos chegaram a Belém e
ofereceram ao menino: ouro, incenso e mirra, símbolos
da fé adquirida pelos  primeiros cristãos

 

Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2, 11-12).

O dia 6 de janeiro, para nós católicos, é marcado pela tradição do Dia de Reis.

Jesus, dias após o seu nascimento, foi visitado pelos reis magos Belchior, Baltazar e Gaspar. Os três reis, citados no Evangelho de Mateus, eram homens cultos e ficaram conhecidos como reis magos por estarem bem-vestidos e possuírem conhecimento em astronomia e ciência.

No Evangelho de Mateus, os reis magos vão até Jerusalém e, em visita a Herodes, o rei romano da Judeia, perguntam sobre o nascimento do rei, pois haviam visto a “sua estrela” no céu.

“Onde nasceu o Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.” (Mateus 2, 2)

Herodes, ao saber que o lugar era Belém, informa-os e pede-lhes a localização exata de onde encontrar o menino, para que “também pudesse adorá-lo”.

 

Guiados pela estrela, os magos chegaram a Belém e ofereceram ao menino: ouro, incenso e mirra, símbolos da fé adquirida pelos primeiros cristãos - Cristo é Rei (por isso, o ouro), é filho Deus (o incenso) e encarnado (a mirra).

Segundo a tradição católica, nesta data também encerram-se as celebrações natalinas, os presépios são desmontados e os enfeites retirados.

Mais do que uma simples data, o Dia de Reis representa também a compreensão do sentido da nossa existência e da nossa importância como filhos de Deus. Ao nascer, Jesus, o filho de Deus, fez-se luz para o mundo, tornou-se humano como nós e reconhecido como Rei.

Que nós, cristãos, possamos ser também essa luz e, neste ano que se inicia, sejamos como estrelas que guiam a humanidade para o encontro com Jesus, o nosso Rei!

 

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/editorasantuario

Twitter: @EditSantuario

Instagram: editsantuario

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mariana Bastos, em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.