Por Jornal Santuário Em Jornal Santuário

Hipertensão pode ser combatida com boa alimentação

A falta de uma alimentação adequada tem sido um fator altamente preocupante entre os brasileiros. Maus hábitos alimentares são um dos principais canais para que a hipertensão arterial venha e se instale no corpo. Mas não se desespere se você é hipertenso, pois isso tem controle, pode ser tratado com medicamento e uma alimentação regrada.

De acordo com a nutricionista Sara Cristina Caitano, alimentos dos mais variados tipos são aliados poderosos na luta, como é o caso do sal light, que diminui a retenção de líquido, ou até mesmo alimentos que possuem fontes de cálcio que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão, como a quinoa, semente de gergelim, soja ou derivados.

Os hipertensos ainda podem contar com a lecitina de soja, que previne danos nas artérias, além do suco de uva e vinho tinto orgânico, que contêm bioflavonoides que combatem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos.

A hipertensão também pode estar associada a vários fatores, como a obesidade. É o que conta o nutricionista Omar de Faria Neto. Ele aconselha também praticar atividades físicas para a prevenção e tratamento da doença.

A nutricionista Luana Grabauskas, também reforça que a hipertensão está ligada principalmente ao excesso de sódio. Sendo assim, se você acredita ser hipertenso, não tem uma boa alimentação ou já tem diagnosticada a hipertensão, não deixe de procurar seu médico e um nutricionista, pois é fundamental o acompanhamento profissional.

Hora de prevenir

Os especialistas entrevistados indicaram uma lista com 10 alimentos muito importantes para prevenir ou ajudar no tratamento. De quebra ainda ensinaram maneiras de prepará-los. Não perca tempo! Mude sua qualidade de vida.

Foto de: sxc.hu

aveia_foto_sxc_hu

Aveia:

Que nutrientes têm? A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. O alimento auxilia no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade. Desse modo, ele auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo.

Valor calórico: (por 100 g): 390 Kcal.

Melhor maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: cru.

Foto de: sxc.hu

ervas_foto_sxc_hu

Ervas: 

Que nutrientes têm? Tanto a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho, são ótimos temperos naturais e, por isso, podem substituir como nenhum outro alimento o uso do sal. Assim é possível diminuir a ingestão de sódio, um dos principais vilões dos hipertensos. O sódio favorece a retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial e elevando o risco de doenças renais e cardiovasculares. 

Valor calórico: (por 100 g): 30 Kcal.

Melhor maneira para aproveitar ao máximo os nutrientes: cru.

Foto de: sxc.hu

alho_foto_sxc_hu

Alho:

Que nutrientes têm? Ótima fonte de vitamina C, o alho tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres. Além disso, a combinação de diversos elementos presentes nesse alimento, como o magnésio, auxilia – ainda que de forma singela – na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.

Valor calórico: (por 100 g): 149 Kcal.

Melhor maneira para aproveitar ao máximo os nutrientes: cru.

Foto de: sxc.hu

leite_foto_sxc_hu

Leite: 

Que nutrientes têm? Importante fonte de cálcio não pode ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. O cálcio funciona como hipotensor, ou seja, atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral, recomenda-se que sejam consumidas as versões desnatadas e com baixo teor de gordura.

Valor calórico: (por 100 ml): 33 Kcal.

Melhores maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: Puro e cozido ou com cereais.

Foto de: sxc.hu

salmao_foto_sxc_hu

Salmão, sardinha e atum:

Que nutrientes têm? Ômega 3. Anti-inflamatório e antioxidante que ajuda a limpar as artérias, permitindo que o sangue circule melhor.

Valor calórico: (por 100 g): 250 Kcal.

Melhores maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: grelhado ou assado.

Foto de: sxc.hu

quinoa_foto_sxc_hu

Quinoa:

Que nutrientes têm? Magnésio. Estimula a dilatação dos vasos sanguíneos.

Valor calórico: (por 100 g): 347 Kcal.

Melhores maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: crua ou ao vapor.

Foto de: sxc.hu

banana_foto_sxc_hu

Banana:

Que nutrientes têm? Rica em Potássio, controla a hipertensão, ao contrário do sódio, principal componente do sal.

Valor calórico: (por 100 g): 90 Kcal.

Melhores maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: Cozida ou in natura.

Foto de: sxc.hu

agua_de_coco_foto_sxc_hu

Água de coco: 

Que nutrientes têm? É um isotônico natural, possui eletrólitos como magnésio e potássio. Elementos muito importantes para o combate a hipertensão.

Valor calórico: (por 100 ml): 30 Kcal.

Melhores maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: Pode substituir sucos, ser consumido no café da manhã e substituir lanches durante o dia.

 

Açaí:

Que nutrientes têm? É rico em nutrientes que ajudam a controlar a pressão arterial, como potássio e magnésio.

Foto de: sxc.hu

acai_foto_sxc_hu

Valor calórico: (por 100 g): 250 Kcal.

Melhores maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: Sucos ou polpas congeladas.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário, em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.