Por André Somensari Em Jornal Santuário

Missionário Redentorista é nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte

Monsenhor Vicente de Paula Ferreira Arquivo JS

Foto: Deniele Simões (Arquivo JS)

O santo padre, Papa Francisco, nomeou, no dia 8 de março, para bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, o monsenhor Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.

Natural de Alegre (ES) e com 46 anos, sendo 25 de vida religiosa, o missionário redentorista é graduado em filosofia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e em teologia, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). Doutor em ciência da religião e com estágio pós-doutoral em teologia, o monsenhor é formador dos estudantes redentoristas de teologia, em Belo Horizonte, e autor de várias obras, com destaque para Cristianismo não religioso: no pensamento de Gianni Vattimo, lançado em 2015, pela Editora Santuário.

O arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradeceu ao sumo pontífice: “Nosso agradecimento ao Papa Francisco por nomear monsenhor Vicente para ser bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte. Todos nós o acolheremos com muita alegria, na certeza de que sua presença missionária muito contribuirá para os trabalhos de evangelização em nossa amada Arquidiocese”.

:: Receba o Jornal Santuário em casa

:: Adquira o livro "Cristianismo não religioso: no pensamento de Gianni Vattimo"

Monsenhor Vicente fez sua profissão religiosa na Congregação Redentorista, no Rio de Janeiro, em 1992, e foi ordenado presbítero em 1996. Foi promotor vocacional, formador, vigário paroquial, participou de importantes trabalhos missionários e, por quase uma década, foi provincial da congregação.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na pessoa de dom Leonardo Steiner, secretário-geral, congratula o novo bispo auxiliar da capital mineira: “Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja, fundador da sua Congregação Religiosa, foi um grande apóstolo da oração e um apaixonado missionário junto aos mais pobres e abandonados deste mundo. Papa Bento XVI, em uma catequese dada em março de 2011, dizia que Santo Afonso ‘é um exemplo de pastor zeloso, que conquistou as almas pregando o Evangelho e administrando os sacramentos, combinados com uma maneira de fazer baseada em uma bondade humilde e suave, que nascia de uma relação intensa com Deus, que é a Bondade infinita. Ele teve uma visão realista e otimista dos recursos do bem que o Senhor dá a cada homem e deu importância aos afetos e aos sentimentos do coração, além da mente, para poder amar a Deus e ao próximo’. Invocamos a intercessão de Santo Afonso para a nova missão que a Igreja lhe confia e rezamos para que seu ministério seja abençoado com frutos abundantes”, disse.

Monsenhor Vicente de Paula Ferreira será ordenado bispo em 27 de maio, às 10h, na Igreja São José (Rua Tupis, 164, Centro – Belo Horizonte-MG).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.