Por Alexandre Santos Em Notícias

Relembre momentos marcantes da Igreja em 2014

O ano de 2014 foi significativo para a Igreja em vários aspectos. Sínodo das famílias, renovação paroquial, mensagem do Papa às CEBs, Diretório da Comunicação, entre outros acontecimentos. Veja abaixo alguns dos principais acontecimentos de 2014.

CEBs reune milhares de pessoas e recebe mensagem do Papa

 

Cerca de 4.000 pessoas de todo o Brasil, além de representantes da África, Ásia, Europa e América Latina, estiveram reunidas em Juazeiro do Norte (CE), em janeiro. Eles participaram do 13º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que teve como tema Justiça e Profecia a Serviço da Vida e o lema CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade.

Foto de: Jaime C. Patias / intereclesialcebs.org

 CEB's - Jaime C. Patias/intereclesialcebs.org

Na abertura, um trem apresentou os temas de todas as
edições do evento, que este ano reuniu mais de 4.000
pessoas

Os participantes visitaram pequenas comunidades e escolas e relembraram a história das CEBs. Pela primeira vez um Papa enviou uma mensagem para o encontro. “O lema desse encontro deve soar como uma chamada para que as CEBs assumam sempre mais o seu importantíssimo papel na missão evangelizadora da Igreja”, disse Francisco.

Campanha da Fraternidade busca união da sociedade contra tráfico de pessoas

Refletir sobre o tráfico humano, incentivar denúncias contra esse crime e envolver a comunidade católica e a sociedade civil em ações que possam prevenir o tráfico de pessoas. Esses foram alguns dos objetivos da Campanha da Fraternidade (CF) 2014, que teve como tema Fraternidade e Tráfico Humano. Já o lema foi É Para Liberdade que Cristo nos Libertou (Gl 5,1).

A campanha buscou envolver Igreja e sociedade no enfrentamento do problema. Uma das iniciativas motivadas pela CF foi a conscientização da população sobre a exploração sexual de menores e o tráfico humano, realizado nas cidades sede da Copa do Mundo.

Eventos celebraram centenário de Irmã Dulce

Uma missa celebrada no dia 13 de março, no Santuário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres, marcou os 22 anos da morte da beata Irmã Dulce dos Pobres. Porém o ano de 2014 marcou o centenário de nascimento de Maria Rita Pontes, que aos 19 anos entrou para o convento, mudando de nome e de vida. Diversas celebrações lembraram a trajetória de amor, caridade e perseverança da irmã, conhecida como O Anjo Bom da Bahia.

Mais de 400 escolas municipais de Salvador estudaram a vida de Irmã Dulce ao longo do ano letivo. Fechando as homenagens, no dia 24 de novembro foi lançado nacionalmente o filme Irmã Dulce, que conta a trajetória da religiosa.

Padre Zezinho comemora 50 anos de Evangelização

Foto de: Divulgação Paulinas-Comep

Pe. Zezinho CD - Divulgação Paulinas-Comep

O CD De volta para o meu interior aborda questões
importantes da vida e reflete a sociedade atual.
Comemora 50 anos de evangelização e música do
padre pioneiro no meio musical católico

Quem nunca ouviu Maria de Nazaré, Amar como Jesus amou, Oração pela família e tantos outros sucessos do padre José Fernandes de Oliveira? Mais conhecido como padre Zezinho, scj, em 2014 ele comemorou 50 anos de Evangelização e música. Ao longo desse tempo foram mais de 1.500 composições gravadas e diversos programas de rádio e televisão. 

Em comemoração, lançou o álbum De volta para o meu interior, que celebra com músicas inéditas uma trajetória musical que marcou gerações.

Igreja cria Rede Pan-amazônia e inicia a Missão Jovem

A Amazônia esteve em pauta, este ano, na Igreja do Brasil. Em setembro, foi criada a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). O objetivo é estabelecer, entre as Igrejas locais dos diversos países que estão na fronteira amazônica, uma pastoral de conjunto com prioridades diferenciadas para criar um modelo de desenvolvimento que privilegia os pobres e sirva ao bem comum.

Além da criação da Rede, a Igreja do Brasil lançou um chamado aos jovens para realizar um período de missões em dioceses amazônicas. Superando as expectativas, cerca de 2.800 jovens se candidataram. Depois de uma seleção, em dezembro, teve início a primeira Missão Jovem na Amazônia, nas dioceses de Borba, Parintins, Coari e Boa Vista.

Sínodo das Famílias debate temas polêmicos

Os desafios pastorais das famílias no contexto da evangelização. Esse foi o tema da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro, em Roma. O relatório final detalhou as discussões e os números de votos contra e a favor de cada item.

No documento final, os padres sinodais não abordaram apenas os desafios e os problemas, mas também os aspectos positivos da família. Os temas estão sendo aprofundados e devem voltar a ser discutidos no Sínodo Ordinário, que acontece em outubro próximo, com o tema A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo.

Foto de: Reprodução

Sínodo dos Bispos - Foto Reprodução

As propostas levantadas na assembleia extraordinária
deverão ser amadurecidas até o Sínodo Ordinário, que
acontece em outubro de 2015

Durante o encontro, foram discutidos alguns temas, como a situação dos casais de segunda união, os processos de nulidade matrimonial, uniões homoafetivas e a necessidade de um apoio maior às famílias por meio da Pastoral Familiar.

Movimento de Schoenstatt celebra 100 anos

Em outubro, mais de 10 mil membros do movimento Schoenstatt se reuniram em Vallendar, na Alemanha, para a celebração de 100 anos de fundação da obra. Entre eles, cerca de 400 brasileiros, entre bispos, sacerdotes e leigos.

Durante o evento, aconteceu a renovação da Aliança de Amor, firmada em outubro de 1914 pelo padre José Kentenich.

Uma missa solene marcou a fundação do movimento e a renovação do ato fundacional da Aliança de Amor com a Mãe e Rainha de Schoenstatt. Enviado especial do Vaticano, cardeal Lajolo leu uma mensagem do Papa Francisco, encorajando os membros a se empenharem pela causa de Deus. No Brasil, centenas de dioceses e milhares de paróquias uniram-se para comemorar o centenário.

Assembleia da CNBB aprova documento sobre renovação paroquial

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou em 2014 a 52ª Assembleia Geral dos Bispos (AG), no Santuário Nacional de Aparecida.

No final da assembleia foi aprovado o documento Comunidade de Comunidades: A Nova Paróquia, inspirado na Conferência de Aparecida. A intenção é fazer com que a Igreja se faça presente, indo ao encontro dos mais esquecidos.

Foto de: Deniele Simões / JS

52ª AG - Deniele Simões JS

Bispos aprovam documento que promove renovação
paroquial

Além do tema central, os assuntos mais discutidos foram o Diretório da Comunicação, a questão agrária, o papel dos leigos na Igreja, o sínodo da família e as eleições. 

Francisco nomeia novo cardeal para o Brasil

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco. Aos 63 anos, dom Orani comanda a arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro desde abril de 2009 e foi sagrado bispo em 1997.

Com mais de 40 anos de vida religiosa, dom Orani tem uma forte atuação pastoral, passando por várias funções dentro da Igreja, desde a ordenação sacerdotal, em 1974. O trabalho dele à frente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 é lembrado até hoje.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alexandre Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.