Por Jornal Santuário Em Notícias

53ª AG elege novo presidente da CNBB e dinamiza outras discussões

O sexto dia da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 20 de abril, iniciou com uma celebração da missa em Ação de Graças pelos bispos falecidos nos últimos meses deste ano. A celebração foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, e concelebrada pelo arcebispo de Cascavel (PR), dom Mauro Aparecido dos Santos, e pelo bispo de Roraima, dom Roque Paloschi.

Esta segunda semana de atividades da 53ª Assembleia Geral inicia-se com as eleições para a Presidência da CNBB, composta pelo presidente, vice-presidente e secretário geral. Também serão eleitos os presidentes das dozes Comissões Episcopais Pastorais e os delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e para a 14 ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.

Na primeira sessão da manhã, às 9h15, houve abertura do Processo Eleitoral, que elegeu o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha como novo presidente.

No período da tarde houve entrevista coletiva à imprensa, com a participarão do arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, que recorda os trabalhos realizados no Retiro dos Bispos. O arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, dom Murilo Sebastião Krieger, falou sobre o Dízimo e o arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães, apresentou os encaminhamentos da Escola de Formadores de Presbíteros, recém criada pela CNBB.

Ainda no período da tarde, os bispos participaram de trabalho de grupo para recolher novas contribuições para o tema do Sínodo sobre a Família. Deste encontro, espera-se de encaminhar avaliações sobre a realidade das famílias no Brasil e contribuições a serem encaminhadas paras os membros do Sínodo. Na reunião, feita por regionais da CNBB, sairam também nomes como sugestão para a eleição dos delegados para o Sínodo de outubro, em Roma, porém os nomes ainda não foram divulgados.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.