Por Alexandre Santos Em Notícias

7º dia: Novena lembra de explorados em carvoarias e canaviais

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), foi o pregador da 7ª noite da Novena de Nossa Senhora Aparecida. Refletindo sobre o tema Maria: Modelo de fidelidade a Deus e ao Evangelho, dom Jayme frisou que fidelidade é manter a palavra. “Palavra dada diante de Deus, da pessoa amada, da sociedade. Fidelidade é cumprir as obrigações e os compromissos. Todos nós assumimos compromissos na sociedade”, afirma.

Ele disse ainda que fidelidade tem a ver com constância, perseverança e determinação, apontando Nossa Senhora como modelo. “Maria de Nazaré aprendeu a conservar, a observar, a guardar, a promover a proposta que Deus lhe fizera: ser mãe do redentor e protagonista na obra da redenção”, argumenta.

O bispo destacou ainda a importância do testemunho. “O ser humano, hoje, ouve com muito mais atenção as testemunhas do que os mestres. E, se ouvem os mestres, é porque são testemunhas”, afirma.

No final da homilia, Dom Jayme pediu à Virgem Maria a graça da fidelidade ao projeto de Deus, ao Evangelho, para que todos sejam fiéis seguidores do seu filho, Jesus. “Jamais se ouviu dizer que alguém, que a ela tenha recorrido, tenha ficado sem o socorro necessário. Virgem fiel, rogai por nós!”, clama.

Na entrada da imagem de Aparecida, atores representaram o povo simples, que com seu trabalho ajuda a construir o país. A imagem entrou na basílica num andor ao som da canção “Ave-Maria do Sertanejo”, de Luiz Gonzaga, numa homenagem ao povo do sertão.

Na entrada da Palavra de Deus, fotos revelavam expressões de trabalhadores explorados em carvoarias e canaviais. Já no momento da entrada do Santíssimo Sacramento, funcionários do Santuário Nacional, portando instrumentos de trabalho, acompanharam o cortejo do ostensório até o altar.

Pela primeira vez no Santuário Nacional, Dayse Aparecida Maria, veio de Canoas (RS) para participar da Novena. Ela se disse encantada com toda a preparação da festa. “É maravilhoso. Tudo muito organizado, muita espiritualidade. Não vou poder ficar para o dia da festa, volto amanhã para minha cidade. Carrego essa devoção comigo”, declara.

Confira fotos do sétimo dia da Novena Solene:

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alexandre Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.