Por Jornal Santuário Em Notícias

Aparecida acolhe 12 milhões de visitantes em 2015

O Santuário Nacional de Aparecida acolheu mais de 12 milhões de romeiros no último ano. Ao longo dos doze meses de 2015, exatamente 12.112.583 devotos passaram pela Basílica de Nossa Senhora.

Os dados confirmaram também a tendência de distribuição dos visitantes ao longo do ano, característica consolidada na última década. Cerca de 60% dos romeiros fazem sua peregrinação à Basílica na segunda metade do ano.

No primeiro semestre cerca de 5 milhões de visitantes passaram por Aparecida, contra aproximadamente 7 milhões de romeiros do segundo semestre. Foi no segundo período do ano também em que foram registradas as datas de grande concentração de devotos no Santuário.

O maior movimento no ano foi apontado no dia 6 de setembro, domingo véspera do feriado de Independência do Brasil, quando 170 mil pessoas passaram pelo Santuário. O segundo dia que mais reuniu devotos em 2015 foi o dia 13 de dezembro, com 164 mil romeiros, data em que foi realizada a cerimônia de abertura da Porta da Misericórdia no Santuário Nacional.

O 12 de outubro, quando se comemora Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil, aparece como o terceiro dia mais movimentado do ano, sendo registrada a presença de 151 mil devotos.

Foto de: Thiago Leon/Santuário Nacional

Santuário Altar Central

O maior movimento no ano foi apontado no dia 6 de setembro, quando 170 mil pessoas passaram pelo Santuário

 

No entanto, quando considerados os dados do final de semana que antecedeu a Festa da Padroeira, registra-se a maior concentração de peregrinos no ano. No período dos dias 10 a 12 de outubro 346 mil romeiros estiveram em Aparecida.

A grande concentração de peregrinos em Aparecida contrasta com a situação socioeconômica percebida no país. O Reitor Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, afirma que além da religiosidade há outros aspectos que atraem pessoas a Aparecida.

“Estamos geograficamente bem localizados entre grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e próximo ao Estado de Minas Gerais. O Turismo Religioso é uma opção para a prática de fé e também de lazer”, afirmou Padre João Batista. 

Histórico

Tradicionalmente o mês de novembro é aquele em que mais se registra a presença de fiéis no Santuário Nacional. Em 2015 o histórico se repetiu e ao longo dos trinta dias do mês foram acolhidos 1,2 milhões de romeiros. No entanto, o número total foi inferior ao ano de 2014, quando o registro de peregrinos chegou próximo à casa dos 1,5 milhões de visitantes neste mês.

A redução no número de romeiros, quando comparados os meses de novembro de 2015 e novembro de 2014, influenciou diretamente na contagem final de devotos que visitaram a Casa da Mãe Aparecida no último ano.

Na somatória geral dos 12 meses, o registro de movimento no Santuário apresentou um número 0,9% inferior ao ano de 2014, quando 12.225.608 romeiros haviam visitado a Casa da Mãe Aparecida.

Entretanto, ao longo dos últimos 10 anos, o Santuário Nacional registrou um crescimento de 32% na acolhida aos romeiros. Em 2005 eram registradas a presença de 8 milhões de visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.