Por Jornal Santuário Em Notícias

Aparecida acolhe jovens de todo o país em romaria

O Santuário Nacional de Aparecida torna-se mais uma vez o centro da evangelização da juventude no Brasil. Isso porque a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – motivou que milhares de jovens peregrinassem para a Casa da Mãe Aparecida nos dia 9 e 10 de abril, para a Romaria Nacional da Juventude.

A programação desses dias foi elaborada para conduzir os jovens a momentos de formação, espiritualidade, participação em atrações culturais e musicais, além de vigília e missa. Como a data da Romaria coincide propositalmente com parte da programação da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a Missa de encerramento da atividade é a mesma em que os bispos de todo o país estão presentes.

 

Foto de: Santuário Nacional

Juventude - JS.JPG

O intuito da Romaria Nacional da Juventude é aproximar os jovens do episcopado

O intuito é aproximar os jovens do episcopado, de acordo com padre João Batista de Almeida, reitor do Santuário Nacional. Segundo ele, a vigília jovem que aconteceu no Santuário em abril do ano passado, para o lançamento do Projeto Rota300, motivou a decisão. “A juventude veio, passou uma noite em oração; no domingo, a juventude caminhou para o Santuário e celebrou lá. Então, nasceu a ideia de, anualmente, promovermos, durante a Assembleia dos bispos, uma romaria oficial da juventude ao Santuário Nacional”, diz.

Com o tema ‘Juventude com Cristo na casa de Maria’, a Romaria Nacional da Juventude foi desenvolvida para que suas atividades acontecessem em cinco grandes tendas, fazendo referência às expressões juvenis com as quais a Igreja no Brasil trabalha. Membros de Movimentos, Pastorais da Juventude, Congregações e Novas Comunidades, desde o final do ano passado, envolveram-se na elaboração das atividades.

No início do ano foram abertas as inscrições para participação na Romaria da Juventude no site jovensconectados.org.br. A confirmação prévia de participação foi pensada para melhor acolher os jovens que optam por permanecer acampados no Santuário Nacional e não em hotéis e pousadas. 

Projetos para Juventude

A Romaria é uma das atividades do projeto Rota300, da CNBB, e foi integrada ao projeto JUMI – Juventude em Missão, do Santuário Nacional. Os dois prepararão a juventude para o Jubileu dos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será celebrado em 2017.

O Rota300 é inspirado pelo dinamismo missionário da Jornada Mundial da Juventude, fazendo motivações às expressões juvenis locais onde a Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida visita.

O JUMI é o projeto evangelizador do Santuário Nacional que pretende unir as expressões juvenis e resgatar outros jovens para a Igreja. Entre suas principais atividades estão o Hallel e peregrinações realizadas a partir da Casa da Mãe Aparecida.

Em julho os jovens percorrerão o trajeto que liga o Santuário Nacional ao Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá. As peregrinações são concluídas em uma Porta Santa, para também permanecer em sintonia com o Ano da Misericórdia. Conheça toda a programação em www.a12.com/jumi.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.