Por Deniele Simões Em Notícias

Aparecida prepara-se para celebrar Jubileu de Bênçãos

Um Jubileu de Bênçãos. É assim que está sendo chamada a comemoração do tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul.

Foto de: Santuário Nacional

Aparecida - Santuário Nacional

Programada para outubro de 2017, a celebração promete ser uma grande festa católica no Santuário Nacional de Aparecida, com a participação do povo de Deus, representantes de todas as dioceses brasileiras e a presença do Papa Francisco.

“O mais bonito da festa é a preparação. Os devotos de Nossa Senhora já se sentem provocados a festejar 2017”, conta o bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli.

Dom Darci José abriu oficialmente, no dia 12 de outubro, durante a Festa da Padroeira, o Tríduo do Jubileu, que terá três anos intensos de atividades preparatórias para a grande celebração do tricentenário.

Segundo o prelado, o Tríduo visa intensificar a preparação do Jubileu, além de ser um costume na Igreja e na piedade popular antes da realização das festas religiosas.

Ainda de acordo com dom Darci, o Tríduo será também oportunidade de fazer uma ampla catequese popular, enfatizando o papel de Maria de grande discípula e missionária da Igreja.

“A devoção à Nossa Senhora Aparecida é coisa séria; é preciso que falemos de Maria e da importância dela na história da salvação. Até porque ela é o grande modelo para todos aqueles que querem ser fiéis e discípulos de nosso Senhor Jesus Cristo”, salienta.

Uma importante ação catequética, nesse sentido, é a peregrinação da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida por todas as dioceses e arquidioceses do país.

Dom Darci José ressalta que um dos saldos da passagem da Imagem por esses locais será a construção da coroa do tricentenário. “Traremos terra de cada capital para incrustar na coroa que está sendo feita por uma empresa de renome mundial”, adianta. O objetivo é que todos os estados brasileiros estejam representados na coroa de Nossa Senhora, já que ela é a Rainha e Padroeira do Brasil.

Foto de: Carolina Alves / JS

D. Darci e Pe. Domingos - Carolina Alves JS

Bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli, e
reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio,
durante recente coletiva de imprensa

Dentro das comemorações do Jubileu também está prevista a construção de dois monumentos para homenagear Nossa Senhora Aparecida. 

Um deles será instalado em Brasília (DF), cuja padroeira oficial também é a Mãe Aparecida. O outro, de seis metros de altura, será fixado nos jardins do Vaticano e trará a imagem da Virgem de Aparecida.

Ano Mariano e comemorações conjuntas

O reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio da Silva, lembra que tanto Aparecida como a cidade de Fátima, em Portugal, preparam-se para o mesmo jubileu.

Fátima prepara-se para os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos. E nós os 300 anos do aparecimento de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba, dessa imagem que nós temos aqui no nicho central do Santuário”, ressalta.

As atividades conjuntas tiveram início em maio com a entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima no Santuário Nacional. Em outubro, religiosos e fiéis nos santuários de Fátima e Aparecida rezaram um terço conjunto, com transmissão via satélite. Já em maio de 2015, acontecerá a cerimônia da entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Fátima.

“São duas nações que se unem, mas na esperança que possamos viver o que, de fato, é festa para Nossa Senhora: todos os seus filhos e filhas cada vez mais congraçados por ela mesma, ao redor do seu filho Jesus, que é o Evangelho e o que o Pai tem para cada um de nós”, salienta o reitor.

Pelo fato de as comemorações estarem ligadas aos dois países, o arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, solicitou junto ao Papa Francisco a decretação de um Ano Mariano. Ainda não se sabe se a efeméride terá caráter mundial ou nacional.

Cidade prepara-se para celebrações

Durante a coletiva de imprensa na Festa da Padroeira, o prefeito de Aparecida, Márcio Siqueira (PSDB), disse que o município também deve se preparar para as celebrações, através de obras de infraestrutura.

Foto de: Alexandre Santos / JS

Abertura tríduo - Alexandre Santos JS

Tríduo preparatório do Jubileu foi aberto oficialmente no dia
12 de outubro, durante Festa da Padroeira

“Aparecida vai constituir uma comissão com representantes da Câmara, gestão municipal e cidadãos da sociedade civil para que possam discutir, do ponto de vista de infraestrutura viária, de mobilidade urbana e da organização da cidade, quais as medidas que nós temos de tomar para receber os nossos visitantes e para nos organizar”, explica.

Ainda de acordo com o prefeito, já estão sendo tomadas algumas providências, a respeito de leis e decretos, a fim de que a cidade possa se preparar para receber o grande número de visitantes previsto para o Jubileu, em 2017.

“A cidade está crescendo de modo vertical, mas nós temos de nos preparar sob o ponto de vista da saúde, do abastecimento de água”, justifica Siqueira.

Recentemente, ele esteve reunido com representantes da concessionária que administra a rodovia Presidente Dutra para discutir sobre a criação de avenidas marginais para fluidez do trânsito, evitando congestionamentos no trecho de Aparecida.

Siqueira também falou em uma parceria com municípios vizinhos, como Guaratinguetá e Cachoeira Paulista, com vistas à melhoria no tráfego e no acesso às cidades que formam o chamado Vale Religioso.

Obras programadas

Uma série de obras no Santuário Nacional deverá ser inaugurada antes do grande Jubileu.

Em outubro de 2016, está prevista a inauguração do Campanário projetado por Oscar Niemeyer. “Terá quase 50 metros de altura, com 13 sinos dedicados a cada um dos Apóstolos e a Nossa Senhora”, adianta o bispo auxiliar de Aparecida.

Foto de: Reprodução

Obras Programadas - Reprodução

De acordo com ele, o Campanário será instalado entre a Passarela da Fé e a Capela das Velas. 

O mês de março de 2017 é a previsão de término das obras de revestimento interno da cúpula da Basílica Nacional, no espaço sobre o presbitério e a cúpula, com área de dois mil metros quadrados.

“Está sendo feito em mosaico italiano e 50% já estão aplicados, lá em cima”, explica. Em relação à outra metade que falta, uma parte está a caminho do Brasil e a outra ainda deverá ser encaminhada.

Peregrinação pelo Brasil

Uma das iniciativas que fazem parte dos preparativos é a peregrinação da Imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida por todo o Brasil. “Queremos fazer uma grande catequese até o ano de 2017”, ressalta dom Darci José.

Durante três anos, a imagem vai peregrinar por todas as dioceses brasileiras. “Em especial nas capitais, teremos uma concentração e, dali, traremos terra de cada capital para incrustar na coroa que está sendo feita para o tricentenário”, revela.

O primeiro envio da Imagem jubilar do tricentenário aconteceu durante a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na ocasião, a Imagem foi encaminhada à arquidiocese de Cuiabá, no Mato Grosso.

Foto de: Santuário Nacional

Revestimento Cúpula -  Santuário Nacional

Profissionais trabalham no revestimento da cúpula
central

Segundo informações da organização do Jubileu, até agora a Imagem jubilar já percorreu 12 arquidioceses e/ou dioceses e os interessados em receber a visita devem entrar em contato com a Secretaria de Pastoral do Santuário Nacional para fazer a solicitação.

Confira, a seguir, a lista de diocese e arquidioceses atendidas e a programação das visitas da Imagem jubilar, dividida por região.

– Cuiabá (MT) – maio de 2014

– São Mateus (ES) – 6/7/2014

– Santos (SP) – 6/8/2014

– Umuarama (PR) – 10/8/2014

– Jales (SP) – 15/8/2014

– Leopoldina (MG) – 16/8/2014

– Caraguatatuba (SP) – 22/8/2014

– Macapá (AP) – 28/8/2014

– Bagé (RS) – 21/9/2014

– Marília (SP) – 30/9/2014

– Patos de Minas (MG) – 22/10/2014

– Mogi das Cruzes (SP) – 21/11/2014

Sul 

Paraná

Cornélio Procópio

Foto de: Santuário Nacional

Ecônomo Santuário - Santuário Nacional

Ecônomo do Santuário Nacional mostra parte do
serviço pronto

Curitiba 

Jacarezinho 

Paranavaí

Umuarama

Rio Grande do Sul 

Bagé

Cachoeira do Sul

Porto Alegre

Rio Grande

Santa Maria

Santa Catarina

Caçador

Blumenau

Florianópolis

Joaçaba

Joinville

Lages

Sudeste

Espírito Santo

Foto de: Deniele Simões / JS

Peregrinação pelo Brasil - Deniele Simões JS

São Mateus

Vitória

Minas Gerais

Belo Horizonte

Guanhães

Juiz de Fora

Leopoldina

Luz

Mariana

Montes Claros

Patos de Minas

Pouso Alegre

São João Del Rei

Sete Lagoas

Rio de Janeiro

Campos dos Goytacazes

Nova Iguaçu

Rio de Janeiro

Valença

São Paulo

Foto de: Santuário Nacional

Mapa Jubileu - Santuário Nacional

Imagem jubilar passará por todas as dioceses
brasileiras até 2017, segundo previsão da
organização

Amparo 

Botucatu

Bragança Paulista

Caraguatatuba

Franca

Higienópolis (São Paulo, SP)

Itapetininga

Jaboticabal

Jales

Jardim Bom Refúgio (São Paulo, SP)

Jundiaí

Marília

Mogi das Cruzes

Ourinhos

Piracicaba

Presidente Prudente

Ribeirão Preto

São João da Boa Vista

São José dos Campos

Santos

Foto de: Reprodução

Oração Jubilar - Reprodução

Santo André

Centro-Oeste

Distrito Federal

Brasília

Goiás

Jataí

Mato Grosso

Cáceres

Cuiabá

Mato Grosso do Sul

Dourados

Três Lagoas

Tocantins

Araguaína

Cristalândia

Miracema do Tocantins

Palmas

Porto Nacional

Nordeste

Foto de: Alexandre Santos / JS

cicletaco_foto_alexandre_santos_js_30

Bahia

Alagoinhas

Bom Jesus da Lapa

Juazeiro

Ilhéus

Ceará

Itapipoca

Sobral

Quixadá

Maranhão

Bacabal

Caxias

Grajaú

São Luís

Pernambuco

Nazaré da Mata

Pesqueira

Piauí

Foto de: Reprodução

Santuário Fátima - Reprodução

Bom Jesus de Gurgueia

Floriano

Parnaíba

São Raimundo Nonato

Rio Grande do Norte

Caicó

Sergipe

Aracaju

Norte

Acre

Rio Branco

Amapá

Macapá

Amazonas

Borba

Manaus

Pará

Belém

Arte de: Bruno Olivoto

Peregrinação a Fátima - Arte Bruno Olivoto

Conceição do Araguaia 

Oração Jubilar: 300 anos de bênçãos

Conheça a Oração Jubilar que celebra a Mãe Aparecida, seu amor e suas bênçãos.

“Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, / há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores / no Rio Paraíba do Sul. / Como sinal vindo do céu, / em vossa cor, / vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, / apenas filhos muito amados. / Diante de vós, embaixadora de Deus, / rompem-se as correntes da escravidão! / Assim, daquelas redes, / passastes para o coração e a vida / de milhões de outros filhos e filhas vossos. / Para todos tendes sido bênção: / peixes em abundância, / famílias recuperadas, / saúde alcançada, / corações reconciliados, / vida cristã reassumida. / Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! / Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, / nós vos acolhemos como mãe, / e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: / o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. / Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! / Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! / Fazei de nós vossos filhos e filhas, / irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém!”

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Deniele Simões, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.