Por Allan Ribeiro Em Notícias

Aparecida (SP) se prepara para festa dos 300 anos

A devoção à Mãe Aparecida já integra quase três séculos da história, refletindo a fé e a admiração à Virgem. A dois anos do Jubileu de 300 anos, o povo brasileiro já se prepara para uma grande festa em homenagem à Padroeira do Brasil. Mas, desde 2012 o Santuário Nacional tem se dedicado a esse importante momento, levando a mensagem do Jubileu do tricentenário de encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Foto de: Thiago Leon

dom_damasceno_em_fatima

Imagem de Aparecida foi entronizada no Santuário de Fátima, em Portugal, em maio de 2015

 

A cada ano, a Novena da Padroeira tem apresentado um dos mistérios do Santo Rosário: os dolorosos, os gozosos, os gloriosos e os mistérios da luz. Para 2016, os devotos de Aparecida fazem a homenagem aos principais rostos de Maria no Brasil, como por exemplo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora de Copacabana, entre outros títulos.

Dentro das festividades, a Imagem de Aparecida também tem visitado diversas igrejas, dioceses e arquidioceses do Brasil. A terra de cada Estado visitado tem sido colhida para ser colocada numa linda coroa que será preparada para o Jubileu. “Isto é para dizer que o Brasil inteiro está sobre a proteção da Mãe Aparecida”, explica o bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli.

Nossa Senhora também atravessou fronteiras nesta peregrinação. No Santuário de Fátima, em Portugal, a Virgem brasileira ganhou local de destaque, onde foi entronizada. Aparecida é recheado de coincidências com o centenário de Nossa Senhora de Fátima que também ocorre em 2017, fato que aproximou o Santuário Português do povo brasileiro e o Santuário brasileiro do povo Português. “A coincidência aproximou os dois santuários e as duas devoções a mesma Mãe de Deus”, ressalta o bispo.

A juventude se integra a essa grande corrente de preparação. Os bons frutos da visita da Cruz e o Ícone da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nas dioceses, inspiraram um projeto semelhante para peregrinação da Imagem de Aparecida pelos jovens. O Rota 300 busca favorecer ações e experiências missionárias significativas para os jovens e animá-los no engajamento em suas comunidades de origem.

A Casa da Mãe também ficará mais bonita para a festa. Um grande mosaico revestirá internamente a cúpula e o baldaquino do Santuário de Aparecida. Também um magnífico Campanário projetado por Oscar Niemeyer embelezará o Santuário com 13 sinos, que homenagearão os 12 apóstolos e a família Campanha dos Devotos.

O Jubileu também reserva grandes surpresas, entre elas, a possível participação de Papa Francisco durante a cerimônia. Em sua visita a Aparecida, em 2013, o Pontífice manifestou o interesse de estar presente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.