Por Da redação Em Notícias

1º dia: Cardeal Cláudio Hummes abre Novena da Padroeira

A Festa da Rainha e Padroeira do Brasil trouxe este ano o tema Com Maria, em Jesus, chegamos à Glória, fazendo referência ao Mistério Glorioso rezado no Santo Rosário. No primeiro dia da Novena preparatória para a Festa, o tema foi desdobrado na reflexão “Maria, Mãe na vida, Mãe na morte”.

Foto de: Thiago Leon

Novena 1º dia - Thiago Leon Santuário Nacional Aparecida

Cardeal Cláudio Hummes é celebrante do primeiro dia

 

Desde o início da noite, as referências à alegria pela glória de Cristo por meio da ressureição foram trabalhadas.

A entrada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, logo no início da Novena, aconteceu em meio aos filhos por ela consolados. Personagens caracterizados de encarcerados, doentes, moradores de rua e imigrantes acompanharam o carro-andor da imagem durante todo seu percurso de entrada.

Ao chegarem ao Altar Central da Basílica, estes filhos por Maria consolados mudaram o aspecto de suas vidas para alegria. Para demonstrar visualmente esta mudança que a presença de Maria proporcionou, a vestimenta dos personagens se transformou em cores vivas e fortes.         

A reflexão sobre a Palavra proclamada nesta noite foi feita sobre a leitura de um trecho da Carta de São Paulo aos Romanos. O arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, cardeal Cláudio Hummes, trouxe aos devotos uma reflexão que contextualizou a presença de Maria na vida e na morte de Cristo, tratando de episódios bíblicos e também resgatando a simbologia dos relatos históricos que tratam do encontro da Imagem de Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717.

Dom Cláudio Hummes falou também do Sínodo das Famílias, que começou no mesmo período de início da Novena da Padroeira e do Ano da Misericórdia.

À noite teve ainda a Procissão dos Alimentos que, em um gesto concreto de ajuda aos irmãos mais necessitados, os devotos levam aos pés de Nossa Senhora sua valiosa doação de alimento, que será encaminhada aos mais necessitados.

A entronização do Santíssimo Sacramento e sua bênção sobre os devotos foi o ponto alto desta primeira noite de Novena. O encerramento se deu com a tradicional Oferta de Flores, por parte dos fiéis a Nossa Senhora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Da redação, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.