Começa nesta terça-feira (12), em Santo Domingo, capital da República Dominicana, a 35ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). O relatório da gestão anterior e a renovação da presidência são pautas do encontro. A missa de abertura será presidida às 18 horas pelo arcebispo de Santo Domingo, cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez.
Foto de: Reprodução / CNBB
Relatório da gestão anterior e
metas da nova presidência são
pautas do encontro
O encontro – que reúne os presidentes e delegados das 22 Conferências Episcopais da América Latina e Caribe, num total de 56 membros com voz e voto - é realizado a cada dois anos, sempre em um país diferente. Além dos membros da Assembleia, o Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, participará como convidado especial.
Relatório de gestão e renovação de cargos diretivos
Um informe de Gestão sobre o Plano Global e dos 76 Programas do quatriênio que termina, assim como a renovação dos cargos diretivos do CELAM estão na pauta do encontro. Os participantes vão analisar, ainda, os atuais desafios da Igreja no continente latino-americano e traçar as linhas principais para o Plano Global do CELAM entre 2015 e 2019. Os delegados das Conferências Episcopais, por sua vez, apresentarão um informe sobre a realidade social e eclesial de seus países.
Composição atual da presidência
Convidados especiais
Além do convidado especial, cardeal Marc Ouellet, fará parte do encontro o Núncio Apostólico na República Dominicana, dom Okolo Jude Thaddeus. A Conferência Episcopal dos Estados Unidos estará representada por dom Octavio Cisneros, arcebispo de Brooklyn e pelo padre Juan J. Molina OSST, diretor do Comitê Igreja na América Latina. Da Alemanha participarão dom Bernd Klaschka, diretor Geral do Adveniat e dom Pirmin Spiegel, diretor Geral de Misereor. Do Brasil estará presente o diretor de Porticulos, Juan Esteban Belderrain. A Confederação Latino-americana de Religiosos (CLAR) estará representada pela irmã María Altagracia Ortiz Mena, SS.CC, vice-presidente da entidade, que fica na República Dominicana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.