Por Allan Ribeiro Em Notícias

CNBB faz balanço do retiro espiritual dos bispos

Os bispos reunidos na 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram de um retiro espiritual no último fim de semana. O encontro foi uma maneira de refletir espiritualmente a respeito da escolha da nova presidência. As atividades tiveram como base as diretrizes do Concílio Vaticano II.

Foto de: Allan Ribeiro / JS

dom_geraldo_lyrio_rocha_1

"Antes de  começar o processo eleitoral, nós interrompemos
nossos trabalhos e entramos em clima de oração”, diz 
dom Geraldo Lyrio Rocha

O retiro teve início no sábado se encerrou no domingo pela manhã, com a celebração eucarística. O bispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, explicou que coube a ele conduzir esse momento de oração e aprofundamento. “Não é uma eleição feita de maneira aleatória. É definida a partir das diretrizes. Antes de se começar o processo eleitoral, nós interrompemos nossos trabalhos e entramos em clima de oração”, pontua.

Dom Geraldo conta que o ponto de partida para o retiro foi à comemoração dos 50 anos do encerramento Concílio Vaticano II, que, segundo ele, é o maior acontecimento eclesial da atualidade. A partir dos textos conciliares, ele buscou se aprofundar em aspectos que dizem respeito à missão dos bispos, como, por exemplo, a tarefa de ensinar, de santificar e de governar o povo de Deus. Para complementar e atualizar as questões abordadas nos textos, o bispo também tomou como base ensinamentos dos papas que sucederam ao Concílio Vaticano II.

Processo Eleitoral

Dom Geraldo explica que é determinado pelo estatuto da CNBB que primeiro ocorra à votação das diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e, posteriormente, a eleição para a nova diretoria. Isso porque a luz dessas diretrizes deve direcionar a escolha dos candidatos para assumirem os trabalhos da CNBB. Para que não haja dispersão dos votos, os bispos fazem indicações a partir dos regionais, que depois são levadas ao plenário, em uma espécie de previa.

“Foi o que fizemos neste sábado e no domingo. Não estamos disputando aqui o poder ou cargos. Estamos nos colocando para o serviço. Por isso, todos são candidatos, ao mesmo tempo em que são eleitores”, ressalta.

Novo presidente

O arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, foi eleito na manhã desta segunda-feira, 20, como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente foi escolhido ainda no primeiro escrutínio, após receber 215 votos, superando assim os 196 que corresponderam aos dois terços necessários para a eleição.

O vice-presidente, o secretário geral e os membros das comissões ainda serão definidos em outras votações ao longo da Assembleia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.