Os bispos reunidos na 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram de um retiro espiritual no último fim de semana. O encontro foi uma maneira de refletir espiritualmente a respeito da escolha da nova presidência. As atividades tiveram como base as diretrizes do Concílio Vaticano II.
Foto de: Allan Ribeiro / JS
"Antes de começar o processo eleitoral, nós interrompemos
nossos trabalhos e entramos em clima de oração”, diz
dom Geraldo Lyrio Rocha
O retiro teve início no sábado se encerrou no domingo pela manhã, com a celebração eucarística. O bispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, explicou que coube a ele conduzir esse momento de oração e aprofundamento. “Não é uma eleição feita de maneira aleatória. É definida a partir das diretrizes. Antes de se começar o processo eleitoral, nós interrompemos nossos trabalhos e entramos em clima de oração”, pontua.
Dom Geraldo conta que o ponto de partida para o retiro foi à comemoração dos 50 anos do encerramento Concílio Vaticano II, que, segundo ele, é o maior acontecimento eclesial da atualidade. A partir dos textos conciliares, ele buscou se aprofundar em aspectos que dizem respeito à missão dos bispos, como, por exemplo, a tarefa de ensinar, de santificar e de governar o povo de Deus. Para complementar e atualizar as questões abordadas nos textos, o bispo também tomou como base ensinamentos dos papas que sucederam ao Concílio Vaticano II.
Processo Eleitoral
Dom Geraldo explica que é determinado pelo estatuto da CNBB que primeiro ocorra à votação das diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e, posteriormente, a eleição para a nova diretoria. Isso porque a luz dessas diretrizes deve direcionar a escolha dos candidatos para assumirem os trabalhos da CNBB. Para que não haja dispersão dos votos, os bispos fazem indicações a partir dos regionais, que depois são levadas ao plenário, em uma espécie de previa.
“Foi o que fizemos neste sábado e no domingo. Não estamos disputando aqui o poder ou cargos. Estamos nos colocando para o serviço. Por isso, todos são candidatos, ao mesmo tempo em que são eleitores”, ressalta.
Novo presidente
O arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, foi eleito na manhã desta segunda-feira, 20, como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente foi escolhido ainda no primeiro escrutínio, após receber 215 votos, superando assim os 196 que corresponderam aos dois terços necessários para a eleição.
O vice-presidente, o secretário geral e os membros das comissões ainda serão definidos em outras votações ao longo da Assembleia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.