Por Jornal Santuário Em Notícias

Confira os destaques da visita de Francisco a Cuba

O Papa Francisco esteve em Cuba de 19 a 22 de setembro, onde encontrou com o presidente Raúl Castro e recordou as visitas dos antecessores João Paulo II e Bento XVI, que fortificaram os laços de cooperação e amizade entre o país e a Santa Sé. O Pontífice sublinhou, na ocasião, a retomada das relações diplomáticas de Cuba com os EUA como um sinal da cultura do encontro e do diálogo.

O Santo Padre foi acolhido com grande alegria pelos católicos cubanos e apelou ao serviço de cuidar dos frágeis da sociedade. Ao clero de Cuba o Bispo de Roma exortou a viverem na pobreza e na misericórdia. Aos jovens, por sua vez, pediu para terem corações abertos e a viverem a amizade social.

Foto de: Ismael Francisco/ Cubadebate

Papa Fidel - Ismael Francisco Cubadebate

Além do encontro com o presidente de Cuba, Raúl Castro, Francisco também visitou
a casa do ex-presidente e irmão do governante, Fidel Castro. Eles conversaram sobre
temas contemporâneos e espiritualidade, além de trocarem presentes

 

Destaque à visita de Bergoglio à cidade de Santiago e ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, locais onde sublinhou a força revolucionária da ternura de Maria, Mãe de Jesus:

“Como Maria, queremos ser uma Igreja que serve, que sai de casa, que sai dos seus templos, das suas sacristias, para acompanhar a vida, sustentar a esperança, ser sinal de unidade de um povo nobre e digno. Como Maria, Mãe da Caridade, queremos ser uma Igreja que saia de casa para lançar pontes, abater muros, semear reconciliação. Como Maria, queremos ser uma Igreja que saiba acompanhar todas as situações 'grávidas' da nossa gente, comprometidos com a vida, a cultura, a sociedade, não nos escondendo mas caminhando com os nossos irmãos. Todos juntos, servindo, ajudando; todos filhos de Deus, filhos de Maria, filhos desta nobre terra cubana”.

Outro importante encontro aconteceu com as famílias. "Uma cereja sobre o bolo". Foi assim que Francisco considerou o momento com as famílias na Catedral da cidade de Santiago, última etapa da visita a Cuba. O Santo Padre agradeceu por lhe terem feito sentir em família, em casa, ao longo destes dias.

“Sem família, sem o calor do lar, a vida torna-se vazia; começam a faltar as redes que nos sustentam na adversidade, alimentam a vida cotidiana e motivam na luta pela prosperidade. A família salva-nos de dois fenómeno atuais: a fragmentação ou seja a divisão e a massificação.”

Foto de: Reprodução

Papa Famílias - Reprodução

Papa teve encontro com famílias na Catedral da cidade de Santiago, no qual destacou o cuidado
com as pessoas amadas

 

Em ambos os casos, continuou o Papa, as pessoas transformam-se em indivíduos isolados, fáceis de manipular, de controlar. Além disso, recordou que a família é escola de humanidade e deixou uma mensagem que pediu para não ser esquecida:

“As famílias não são um problema, são sobretudo uma oportunidade; uma oportunidade que temos de cuidar, proteger, acompanhar, quer dizer, são uma bênção.”

Francisco ainda frisou que não existem famílias perfeitas, mas que nem por isso deixam de ser uma resposta para o amanhã. "Hoje discute-se muito sobre que tipo de mundo se quer deixar aos filhos: deixemos-lhes um mundo com famílias", disse.

Por fim, recomendou o cuidado com as famílias, pois, por meio do incentivo de Deus, quem ama sempre se compromete com os amados. “Cuidemos das nossas famílias, verdadeiras escolas do amanhã. Cuidemos das nossas famílias, verdadeiros espaços de liberdade. Cuidemos das nossas famílias, verdadeiros centros de humanidade”, pediu.

No último 22 de setembro, Francisco despediu-se de Cuba e partiu para os Estados Unidos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.