Por Deniele Simões Em Notícias

Congresso em Porto Velho (RO) comemora 40 anos da CPT

Teve início na última segunda-feira, 13, em Porto Velho (RO), o IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O encontro definirá as linhas de ação dor organismo, vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e também integra as comemorações aos 40 anos da Comissão.

Foto de: Comissão Pastoral da Terra

iv_congresso_joka_1

Congresso definirá linhas de ação do organismo e integra comemorações dos 40 anos de
fundação da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como o tema “Faz escuro, mas eu canto – Memória, Rebeldia e Esperança dos pobres do campo”, o Congresso acontece até a próxima sexta-feira, dia 17 de julho, e conta com a participação de cerca de 1.000 pessoas, entre agentes da CPT de todo o Brasil, trabalhadores e trabalhadoras, quilombolas, indígenas, povos do campo, das águas e das florestas.

De acordo com o presidente da CPT e bispo de Balsas (MA), dom Enemésio Lazzaris, o Congresso é um momento importante, também por coincidir com as comemorações dos 40 anos da CPT.

“Celebrar essas quatro décadas é também fazer a memória e render uma homenagem a tantos homens e mulheres, que no decorrer desses anos, se incorporaram na luta em favor dos povos da terra, das águas, das matas, dos rios, os ribeirinhos e nas comunidades tradicionais. É alegrar-se, é louvar a Deus, bendizer a Deus por essa persistência, por essa determinação em favor de todo o tipo de campesinato, presente praticamente em todo o território nacional”, ressalta dom Enemésio.

Segundo a organização o Congresso será marcado por momentos de celebração construídos sobre a mística libertadora, a profecia, a Palavra de Deus encarnada na vida e na cultura dos povos. Cada manhã será aberta com uma celebração preparada por uma das grandes regiões, que trarão elementos das culturas locais, da religiosidade e das lutas populares. 

Os Congressos da CPT têm como objetivo a definição dos grandes eixos de ação do organismo. Os congressos realizados anteriormente aconteceram em Montes Claros (MG), em 2010, Goiás (GO), em 2005, e em Bom Jesus da Lapa (BA). Lá se realizaram três Congressos. O primeiro em Bom Jesus da Lapa, Bahia, em 2001, o segundo, em 2005, na Cidade de Goiás e o terceiro, em Montes Claros, Minas Gerais, em 2010.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Deniele Simões, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.