Por Deniele Simões Em Notícias

Congresso na PUC-PR discute desafios da educação católica no Brasil

Foto de: Deniele Simões / JS

img_6841

Autoridades acompanham cerimônia oficial de abertura do III Congresso Nacional de Educação Católica, que debate os desafios e oportunidades da educação católica nas culturas contemporâneas até o próximo dia 18 de julho, em Curitiba (PR)

 

Mais de 1.300 pessoas participam, até o próximo sábado (18), em Curitiba, do III Congresso Nacional de Educação Católica, que debate os desafios da educação católica no país.

O evento é uma promoção da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) e acontece na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com o tema "Mística, Conhecimento, Competências - Desafios e Oportunidades para a Educação Católica nas Culturas Contemporâneas".

A primeira atividade do dia 15 foi uma missa, presidida pelo arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo, que ressaltou a importância das instituições de educação católica para o trabalho de evangelização. 

A programação oficial Congresso foi aberta às 10 horas e a mesa de trabalhos teve a presença de várias autoridades civis e religiosas, ligadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conferência Interamericana de Escolas Católicas (Ciec),  Organização Internacional de Educação Católica (OIEC), Anec, PUC e Rede Scholas.

A conferência “A escola católica, uma instituição educativa com mística evangelizadora", ministrada pelo secretário-geral da OIEC, padre Angel Astorgano Ruiz, foi o ponto alto da programação do dia. Astorgano ressaltou o compromisso social das escolas católicas, pautado na inclusão social, sem distinção de credo, mas apontando para a essência do Evangelho.

A programação do Congresso inclui palestras, fóruns, apresentação de oficinas, sessões de comunicações científicas, exposião de produtos e serviços, dentre outras atividades. Na quinta-feira (16) ocorreram duas palestras simultâneas sobre os desafios no ensino básico e superior.

Foto de: Deniele Simões / JS

img_6938

Padre Angel Astorgano Ruiz, da OIEC, ministra conferência
de abertura

Escolas conectadas

Durante a cerimônia, foi assinado convênio que formaliza a parceria entre a rede global Scholas e o Portal Futurum, plataforma digital educativa das instituições católicas brasileiras.

A rede Scholas é o instrumento virtual através do qual o papa Francisco comunica-se com jovens de todo o mundo e está presente em 160 países.

O Portal Futurum foi criado em 2011 por entidades católicas Salesianas, Maristas, Lassalistas, pela Editora FTD e pela Anec, com o objetivo de contribuir com soluções de educação para a construção de uma sociedade ética e solidária.

Atualmente, o portal apoia o trabalho pedagógico de 200 escolas e 90 mil alunos, compartilhando uma série de recursos educacionais entre os usuários, como questões, provas, correções online, imagens, livros didáticos, entre outros.

A parceria entre a rede Scholas e o Portal Futurum vai permitir que a rede idealizada pelo Papa ganhe uma dimensão acadêmico-pedagógica.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Deniele Simões, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.