O Conselho Nacional de Igreja Cristãs (CONIC), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e as comissões de Ecumenismo, Laicato e Missão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizaram, entre os dias 21 e 24 de agosto, o Simpósio Ecumenismo e Missão – Testemunho Cristão em um Mundo Plural. O evento foi realizado no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), e reuniu 100 participantes.
O objetivo da Conferência foi refletir e identificar alternativas para a missão em um contexto de pluralismo religioso e de multiplicidade de sujeitos.
Foto de: POM - Pontifícias Obras Missionárias
Participam do Conic: Igreja Católica Apostólica Romana,
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de
Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de
Antioquia, Igreja Presbiteriana Unida
A motivação para a realização do evento partiu do contexto de comemorações dos 50 anos da Conferência do Nordeste e do Concílio Vaticano II. Estes dois momentos históricos serão refletidos à luz do documento Testemunho Cristão em um mundo Plural, elaborado a partir de um processo de reflexão que envolveu o CMI, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso e a Aliança Evangélica Mundial.
Como ponto de partida, pretendeu-se recuperar o contexto religioso, político, econômico e cultural que caracterizaram o Brasil dos anos 60, período em que ocorreram a Conferência do Nordeste e o Concílio Vaticano II. A partir desta releitura, pretendeu-se identificar as principais mudanças ocorridas nos últimos 50 anos que se refletem no agir missionário das igrejas e do movimento ecumênico.
A pastora luterana Dr. Wanda Deifelt, professora de teologia no Luther College em Decorah (IA) – EUA, fez uma leitura sobre metodologias missionárias a partir dos Atos dos Apóstolos. Acredita-se que o livro foi escrito entre os anos 80-90 pelo mesmo autor do Evangelho de Lucas e narra o nascimento, crescimento e desenvolvimento da Igreja. Segundo a professora, o texto apresenta desafios e possibilidades para a missão.
“Como humanidade, nos damos conta que a diversidade é dom de Deus. Descobrimos a nossa capacidade criativa e criadora, que nos permite pôr em prática os nossos sonhos. Mesmo discordando devemos nos manter em diálogo. E por fim, amaremos aos nossos próximos como amamos a nós, e a Deus acima de todas as coisas. Não os dogmas, os mitos ou os ritos, mas o amor será nosso maior testemunho”, citou a pastora.
Além das conferências e debates, a programação do Simpósio Ecumenismo e Missão – Testemunho Cristão em um Mundo Plural incluiu partilha de vivências em contextos de missão. A prática enriqueceu as reflexões acadêmicas e propôs caminhos para lidar com os desafios.
Irmã Agnese Costalunga, religiosa católica das Missionárias da Imaculada, professora de missiologia no Instituto de Teologia São Paulo (ITESP) e o pastor luterano Roberto Zwetsch, professor de Teologia Prática e Missiologia nas Faculdades Escola Superior de Teologia (EST) em São Leopoldo, (RS), contribuíram com seus testemunhos e apontaram alguns desafios para a missão.
Ao analisar contextos de missão, Irmã Costalunga observou que o Concílio Ecumênico Vaticano II foi o grande evento eclesial que continua a incentivar importantes mudanças, também missionárias e ecumênicas em nossa época. “Não faltam elogios a respeito dos seus avanços introduzidos na humanidade”, disse a religiosa para em seguida externar preocupações com relação à participação das mulheres. “Nós mulheres percebemos que a ausência da presença feminina continua sendo uma realidade de ontem e de hoje. Colaboramos na pastoral, quase sempre gratuitamente e muitas vezes aceitando a dupla ou tripla jornada de trabalho.” A missiólogo lamenta que a questão de gênero ainda não faz parte do currículo do curso de teologia. “Apesar de não termos uma pesquisa, percebemos uma grande diminuição da presença feminina nos estudos teológico.”
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.