Por Deniele Simões Em Notícias

CRB prepara Seminário Nacional da Vida Consagrada

Mais de mil religiosos e religiosas deverão participar, entre os dias 7 e 10 de abril, em Aparecida (SP), do Seminário Nacional da Vida Consagrada, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional).

 

As inscrições para o encontro terminaram no dia 5 de março e a alta procura de religiosos interessados em participar superou as expectativas da organização. Mais de 1.250 religiosos de vários carismas e congregações devem participar do encontro.

Foto de: Reprodução

Seminário Vida Consagrada - Reprodução

Seminário atende ao chamado do Papa Francisco de reflexão
aprofundada sobre a Vida Consagrada em 2015

Para a presidente da CRB, irmã Maria Inês Ribeiro, mad, o grande número de inscrições atende à proposta do Papa Francisco de refletir sobre a Vida Consagrada ao longo de 2015. “Os religiosos e religiosas têm buscando responder, aprofundando temas referentes à sua vocação e essa é uma grande oportunidade”, justifica.

De acordo com a presidente do organismo, a realização do Seminário integra o Plano de Ação da CRB para o triênio 2014-2016, concretizando como prioridade o aprofundamento da questão da identidade e mística dos consagrados e consagradas.

O Seminário será promovido no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional e, segundo irmã Maria Inês, a escolha do espaço atende a duas necessidades. “Sendo um evento de maior porte, aberto aos consagrados e consagradas de todo o Brasil, pensamos na terra da Mãe Aparecida, por já ser um centro que congrega grandes realizações da nossa Igreja e por ter espaço para tal”, justifica.

A programação do Seminário ainda não foi totalmente finalizada, mas já se sabe que a abertura terá a conferência As grandes linhas apontadas pelo Papa Francisco à Vida Consagrada, sob assessoria da irmã Márian Ambosio. Também já está definido que a celebração de abertura será presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis.

Tema e lema

O tema central do Seminário será Assumir o Núcleo Indentitário da Vida Consagrada: Atitude Profética, Processo Mistagógico, com o lema Não ardia nosso coração quando ele nos falava pelo caminho? (Lc 24,32).

A religiosa justifica a escolha do tema e do lema do encontro, lembrando que é preciso assumir o núcleo identitário da Vida Consagrada. “O que realmente identifica os religiosos consagrados enquanto seguidores radicais de Jesus Cristo, com atitude profética, é anunciar o Reino de Deus e denunciar tudo o que não corresponde à proposta de Cristo”, diz.

Foto de: Deniele Simões / JS

Irmã Maria Inês - Deniele Simões JS

Irmã Maria Inês: "Acredito que o convite
do Papa nos fará rever, com muita fidelidade,
os carismas"

Quanto ao processo mistagógico, trata-se da condução, de fato, de um processo de seguimento e compromisso com Jesus Cristo, fundamentado no próprio "jeito de Jesus", citando o episódio dos Discípulos de Emaús, narrado no Evangelho de Lucas, de onde se extrai o lema Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho? 

Ano da Vida Consagrada

O Seminário deverá ser um momento de encontro fraterno da vida consagrada, através da troca de experiências, da partilha de vida e do entusiasmo na missão.

Como o evento insere-se na proposta do Ano da Vida Consagrada, irmã Maria Inês relata que o ano dedicado ao tema, assim como o Seminário são momentos de séria reflexão e revisão dos compromissos no interior da cada Congregação e na sua missão profética. “Acredito que o convite do Papa nos fará rever, com muita fidelidade, os carismas; creio profundamente que cada Congregação só avançará na corajosa fidelidade ao seu carisma fundacional, descobrindo audaciosamente como encarná-lo e vivê-lo hoje na Igreja e para o mundo”, conclui.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Deniele Simões, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.