Por Jornal Santuário Em Notícias

Devota completa 72 anos como assinante do Jornal Santuário

Em quase 115 anos de páginas escritas, o Jornal Santuário de Aparecida se fez presente contando histórias para os devotos da Mãe. Entretanto, algumas dessas pessoas de fé se destacaram por partilharem e unirem a composição da própria caminhada à trajetória do jornal.

Em 1943, com 43 anos de existência do impresso, uma dessas jornadas começava a ser redigida. Hoje, Maria dos Santos Livramento, residente em Guarulhos (SP), junta-se à equipe para registrá-la nas páginas do JS.

Dos 90 anos vividos por dona Maria, 72 deles têm relação com o veículo. Só que essa amizade começou muito antes disso. “Quando eu era solteira, meu sogro já assinava o Jornal Santuário há muitos anos. Quando me casei, meu marido também quis assinar”, conta a idosa.

 

A assinante, relembrando o já falecido esposo por conta do aniversário de 70 anos de matrimônio, que aconteceria no último 16 de junho, relata que após a morte do cônjuge deu continuidade ao vínculo com o jornal. Realizou o sonho de conhecer e visitar Aparecida (SP) e transferiu a titularidade do impresso para o próprio nome.

 

A voz firme e clara, as risadas agradáveis, o ânimo ao falar, a vontade de conversar e a alegria durante a entrevista revelam a jovialidade do coração de dona Maria. Prova concreta de que a idade é um mero detalhe diante de tanta disposição e experiência de vida.

Foto de: Arquivo Pessoal

Dona Maria - Arquivo Pessoal

Maria dos Santos Livramento: há 72 anos redigindo
uma história de amizade com o JS

Atualmente, ela dedica grande parte do tempo ao crochê, atividade que estima muito. Algumas pequenas tarefas domésticas, como cozinhar, por exemplo, ainda fazem parte do cotidiano da assinante. Apesar de morar sozinha, conta com a ajuda das filhas e dos filhos para atividades mais exigentes. Carinhosa, faz questão de enfatizar o cuidado atencioso que recebe.

“A casa é minha filha quem cuida. Ela vem aqui segunda, quarta e sexta, faz os serviços, limpa tudo e aí vai para a casa dela. Mas meus filhos moram todos aqui perto. Tem quatro aqui perto de mim, cada um na sua casa, mas estão sempre aqui comigo. Aí qualquer coisa eu já ligo e eles vêm correndo aqui”, explica.

Dona Maria é mãe de nove filhos vivos. Contudo, não esquece de contar e lembrar, com amor, do décimo filho, pessoa com deficiência intelectual, que aos 56 anos, segundo as próprias palavras da senhora, “foi para o céu”.

A assinante partilha que gosta bastante de ler o jornal por completo, mas destaca a parte que mais lhe chama a atenção: a seção de receitas. Ela ainda menciona ser integrante, “quase desde o começo” da Campanha dos Devotos, instituição do Santuário Nacional que visa a formar uma família de fé que ajuda, de maneira concreta, a Obra Evangelizadora da Casa da Mãe.

Assim, a idosa de atitudes jovens, também divide as grandiosas e belas fé e devoção. Para ela, estar há tanto tempo junto do JS é outro modo de expressar esses sentimentos. Desde então, compartilha e evangeliza, deixando disponível cada edição que recebe a quem passa pela casa. “É bom que alguém sempre se interessa em olhar”, diz.

Bem como faz dona Maria, esta é a forma que encontramos de agradecer a dedicação e a companhia. Hoje é dia de publicar a história que ela nos conta. Hoje, nós é quem somos os leitores das palavras de fé presentes nesta caminhada conjunta. Que muitas páginas dessa amizade fiel e sincera ainda sejam redigidas. Com Maria dos Santos Livramento e com cada membro da família JS.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.