Por Alexandre Santos Em Notícias

Excluídos e eleições marcam abertura da novena de Aparecida

“Como a Mãe Aparecida, ser solidários na dor”. Este é o tema da Novena de Nossa Senhora Aparecida 2014, que teve início na última sexta-feira (3). A solenidade de abertura reuniu milhares de fiéis no Santuário Nacional de Aparecida e foi presidida pelo bipos auxiliar de Belo Horizonte dom Wilson Luís Angotti Filho.

Na homilia, o bispo ressaltou que o sim de Maria, que, diante das palavras de Deus pronunciadas pelo anjo, respondeu “faça-se em mim segundo a tua palavra”, mantendo essa postura por toda a vida, mesmo nos momentos mais difíceis. “Pelo seu sim generoso, Maria é exemplo para nós cristãos. Em relação, portanto, ao mistério da Igreja, Nossa Senhora é, para todos nós, a discípula fiel, que é exemplo de como nós, discípulos seguidores de Jesus Cristo, devemos seguir a Nosso Senhor, devemos servir a Deus, mantendo também o nosso sim por toda a vida”, argumentou.

Dom Wilson disse ainda que refletir sobre os mistérios dolorosos da vida de Jesus e de Maria é importante para entender que aqueles que se entregam a Deus não estão isentos de dificuldades e tribulações. “Os sofrimentos fazem parte de vida de cada um de nós, inclusive daqueles que se dedicam a Deus e a ele se consagram. Mas Deus nos ampara, nos fortalece e nos acompanha com sua força”, afirma.

É do caso do aposentado Sílvio Caldeira Campos. Há doze anos, desde que foi vítima de um câncer, ele vem de Vitória (ES) para homenagear a Mãe Aparecida. Dessa vez, ele levou ao Santuário uma imagem luminosa da Padroeira do Brasil. “Em 2002, eu tive um câncer muito sério, fiquei muito próximo da morte, mas através da intercessão de Nossa Senhora, eu recebi a graça da cura. Por isso, faço essa homenagem singela, simples, porque ela merece muito mais”, testemunha.

Na entrada da imagem de Aparecida, o carro-andor, trouxe representações dos excluídos da sociedade. Já na entrada da Palavra, as alegorias fizeram referências às eleições gerais com a imagem de uma urna eletrônica. Bandeiras de todos os estados da federação, além da Bandeira Nacional, também subiram ao altar do Santuário.

Confira fotos do primeiro dia da Novena Solene:

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alexandre Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.