Por Da redação Em Notícias

Dom Helder Camara é declarado “Servo de Deus” pela Santa Sé

Conhecido como “Dom da paz”, o ex-arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Camara recebeu o título de “Servo de Deus”. A Congregação para a Causa dos Santos autorizou o início do processo de beatificação e canonização do religioso, por meio de carta enviada pelo prefeito da irmandade, cardeal dom Angelo Amato. A ação aconteceu menos de dez dias depois que o responsável pelo dicastério* validou o recebimento do pedido de abertura do processo de dom Helder, em 16 de fevereiro. Contudo, a correspondência chegou à arquidiocese na segunda-feira, 6.

Foto de: Reprodução

Dom Helder - Reprodução

Processo de beatificação e canonização do "Dom da paz"
começa em 3 de maio

Próximas etapas

No próximo dia 3 de maio, fiéis da Arquidiocese de Olinda e Recife vão se encontrar na Igreja Catedral do Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda (PE), para celebrar a abertura oficial do processo de beatificação e canonização de dom Helder Camara. A Santa Missa será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido e apresentará os membros da comissão jurídica responsável por reconhecer as “virtudes heróicas” do ex-arcebispo e, também, a oração para pedir a intercessão do religioso.

O tribunal, como é chamado o grupo de trabalho, será formado por cinco membros: juiz delegado e promotor de justiça (ambos especialistas em direito canônico), notário, notário adjunto e cursor. “O objetivo deles será analisar os novos textos publicados por dom Helder e ouvir pessoas que tiveram contato com o Servo de Deus. Também será fundamental a atuação das comissões histórica e teológica, esta última ainda será criada”, explica o postulador da causa de beatificação e canonização de dom Helder, frei Jociel Gomes.

Em entrevista coletiva na quarta-feira (8), dom Saburido assinou o edital que torna pública a autorização da Santa Sé. “Tenho um carinho enorme por dom Helder e desde que cheguei à arquidiocese há esse desejo do povo de Deus. Enviamos o pedido no dia 27 de maio do ano passado e nos surpreendeu positivamente o retorno rápido da Santa Sé. Agora vamos trabalhar para concluir a etapa diocesana do processo. Em seguida, será a vez do Vaticano realizar a outra parte”, declara.

Construindo a santidade

Terminada a fase diocesana, o postulador vai elaborar o Positio. Trata-se de um resumo dos relatos e estudos realizados pela comissão, contendo uma biografia documentada e a apresentação das virtudes teologais e cardeais praticadas pelo “Servo de Deus”. Assim que aprovado, o Papa concede o título de “Venerável Servo do Senhor”.

A penúltima etapa é a da beatificação. Ser beato, ou bem-aventurado, significa representar um modelo de vida para a comunidade e, além disso, ter a capacidade de agir como intermediário entre os cristãos e Deus. Para isso será necessário o reconhecimento de um milagre realizado por intercessão do “Servo de Deus”.

Depois, ainda é preciso passar por mais uma fase: a canonização. Para ser proclamado santo é indispensável a comprovação de outro milagre, que deve ocorrer após a nomeação como beato.

Dom da paz

Dom Helder Camara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza (CE). Após entrar muito jovem no seminário, se tornou padre aos 22 anos. Sua vida foi marcada pelo atendimento aos mais necessitados, defesa da liberdade das pessoas e da Igreja durante a Ditadura Militar e também dos direitos humanos.

Publicou 23 livros, e, dentre outras premiações, recebeu 716 títulos de homenagem e condecorações, além de 25 prêmios da paz. Dom Helder ainda foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Morreu em casa, no Recife (PE), em 27 de agosto de 1999, devido a uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia.

 

*Dicastério: Nome para os departamentos do governo da Igreja Católica que compõem a Cúria Romana. Dentre os dicastérios estão a Secretaria de Estado, as congregações e as comissões. O Papa delega a cada dicastério uma função do governo. Já Cúria Romana é o corpo administrativo que auxilia o Papa a exercer seu poder (Fontes: Dicionário Português e Pe. Paulo Ricardo)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Da redação, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.