Por Allan Ribeiro Em Notícias

Dom Petrini fala sobre preparação para o Sínodo das Famílias

A preparação para o Sínodo das Famílias, que se realizará em outubro próximo, foi abordado pelo presidente Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e bispo de Camaçari (BA), Dom João Carlos Petrini, durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, dia 22 de abril. Entre os assuntos, também estava à organização para a peregrinação das famílias, no fim de maio.

Foto de: Allan Ribeiro / JS

Dom Petrini 53AG

Dom Petrini afirma que família é lugar no qual
as pessoas se doam reciprocamente

O bispo abriu seu discurso comunicando que ainda está realizando o trabalho de coleta das repostas das diversas comunidades do Brasil, que serão contabilizadas e analisadas e, posteriormente, encaminhadas ao Vaticano. Segundo Dom Petrini, esse trabalho é muito importante tendo em vista que é a primeira vez em que se há participação expressiva da base popular no Sínodo das Famílias.

Durante o sínodo, um dos objetos de discussão será a nova apresentação da família dentro do horizonte do designo de Deus. “Deus criador pensou quando criou o homem e a mulher conforme relata a sagrada escritura. Dentro daquela visão, como é pensada essa relação hoje”, apresenta o bispo.

Ele afirma que a família é lugar no qual as pessoas se doam reciprocamente. O significado e a beleza da família dependem totalmente dessa atitude de dom total e sincero de si para o bem dos outros. Isso deve ocorrer não somente entre casal, mas também entre os esposos e os filhos.

“Certamente esse tema é importante por diversas razões. No contexto da cultura atual não é tão evidente a maneira melhor para viver o amor humano, a realização humana”, ressalta.

Outra vertente que será abordada é a temática de políticas públicas voltadas à família, que possam contribuir para a conciliação sadia entre trabalho e o ceio familiar. Dom Petrini salienta que isso deve ser ressaltando, não deixando que os interesses das empresas acabem maltratando as famílias que estão interessadas em cultivar da melhor maneira possível as suas relações.

Encontro das famílias

Movimentos familiares se reunirão em Aparecida (SP) para a 6ª Peregrinação das Famílias, em 31 de maio. Segundo o bispo no ano passado o encontro reuniu cerca de 150 mil pessoas. A Comissão promoverá, no dia 30, um simpósio que trabalhará a mesma temática abordada no Encontro Mundial das Famílias, que acontece em setembro próximo, na cidade de Filadélfia, nos EUA.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.