Por Allan Ribeiro Em Notícias

Editora Santuário lança série sobre Vocação

Na missão de subsidiar os formadores no discernimento vocacional de jovens, a Editora Santuário lançou a coleção Acompanhamento Vocacional, que conta com três livros: Despertando minha vocação, Descobrindo minha vocação e Respondendo minha vocação. A série aborda a temática de maneira simples e didática e foi escrita pelo Missionário Redentorista, padre Geraldo de Paula Souza, C.Ss.R, em parceria com a irmã Sandra de Souza, Apóstola do Sagrado Coração de Jesus ASCJ.

Foto de: Allan Ribeiro / JS

Lançamento Vocação - Allan Ribeiro JS

Autores durante lançamento dos livros de Acompanhamento
Vocacional durante Congresso da Vida Consagrada

Os livros foram apresentados durante o Congresso da Vida Consagrada, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, em Aparecida, no dia 9 de abril. As publicações traçam os caminhos e vivências importantes para o encontro vocacional.

O primeiro livro retrata o despertar, o momento inicial do discernimento, trabalhando questões mais humanas. No segundo, o leitor é convidado a se aprofundar no caminho, tendo, como exemplo, diversas figuras bíblicas. Já no último, a leitura encaminha para um momento de decisão, em que já se tem uma compreensão vocacional.

Irmã Sandra conta que a ideia de publicar um livro sobre o assunto surgiu há aproximadamente 12 anos, quando era assessora vocacional da CRB. Produzindo subsídios baseados no Evangelho aos vocacionados que acompanhava, ela explica que outros formadores começaram a se interessar pelos seus apontamentos e sugeriram a ela que editasse o material.

A parceria com padre Geraldo – que tem formação em Psicologia, além de já ter desenvolvido trabalhados na Pastoral Vocacional e na formação Redentorista – aconteceu depois de alguns anos de amadurecimento do projeto. O intuito foi que os dois juntos pudessem acrescentar uma perspectiva mais humana a série.

Segundo os autores, a cada livro, o formador poderá oferecer um direcionamento mais aprofundado, pautado em reflexões, cânticos e questionamentos. A série conduz o vocacionado a analisar qual a vontade de Deus.

“Dentro de cada capítulo temos uma segunda parte espiritual, que posso rezar a minha vocação a partir daquele tema. Nós colocamos algumas orientações para ajudar, como textos bíblicos. Também temos ensinamentos práticos para que cada um possa dar um passo a mais na sua vocação”, afirma.

O padre explica, ainda, que o material é de fácil utilização e que pode ser utilizado também com grupos. Segundo ele, as publicações irão ajudar não apenas a pessoa que faz direcionamento, como também o próprio vocacionado

Uma das participantes da sessão de autógrafos, a irmã Rosália Faver, da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, avalia que o livro irá ajudar os jovens que ainda não encontraram sua vocação. “No contexto que vivemos hoje, precisamos de ferramentas que atraiam os jovens, para que eles se sintam questionados e encontrem elementos que clarifique aquilo que querem fazer”, ressaltou.

Irmã Sandra acrescentou que se sente muito feliz com essa parcela de contribuição com a Igreja. “Tenho visto e acompanhado esses jovens e tenho ficado satisfeita com o trabalho. O jovem está procurando sua vocação”, finalizou Irmã Sandra ressaltando o papel dos livros nessa missão.

Os livros poderão ser adquiridos em breve nas livrarias da Editora Santuário.
Para mais informações acesse o site da Editora ou ligue 0800 16 00 04. 
Acesse: a12.com/editorasantuario

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.